quarta-feira, 25 de junho de 2008

CICLOS DA NATUREZA



CONTANDO O TEMPO


PERÍODO DESTE PLANEJAMENTO: Duraç o de um m s ou mais
JUSTIFICATIVA: Lendo os textos, percebi que n o nos preocupamos com o tempo corretamente. O ser humano corre as vinte e quatro horas do dia, mesmo nos dias para descanso ficamos procurando ocupaç es e entretenimento. Esquecemos que o nosso relógio biológico precisa de uma pausa para se restabelecer, para descansar. A natureza também precisa desta pausa, conforme BONDER, Nilton "Os Domingos Precisam de Feriados" "Para um mundo no qual funcionar 24 horas por dia parece n o ser suficiente, onde o meio ambiente e a terra imploram por uma folga, onde nós mesmos n o suportamos mais a falta de tempo, descansar se torna uma necessidade do planeta."
OBJETIVO(S):
Propor aos alunos uma reflex o sobre o que fazemos com o nosso tempo.
Identificar algumas maneiras de contar ou medir o tempo.
Perceber a importância do tempo no seu dia a dia.
Reconhecer e adotar hábitos que ajudam a ter boa saúde, a partir da organizaç o do tempo.
Valoriza o tempo ócio, oportunizar um tempo para n o fazer nada, apenas descansar.
Reconhecer a importância da luz do dia, e do escuro da noite, para os seres vivos.
Perceber e observar o ambiente em que vive, conhecendo a natureza.
Observar que o tempo n o pára, reconhecer alguns ciclos da natureza, quando inicia e termina um ciclo.
ATIVIDADE PRÁTICA:
Ler com os alunos a poesia "O Relógio" de Vinícius de Moraes;
Dialogar com eles sobre o tempo, marcado pelo relógio, e o que cada um faz durante o dia e a noite.
Cada um desenhar e pintar um relógio personalizado.
Confeccionar um relógio com doze palitos de picolé.
Marcar a hora de algumas atividades que desenvolve durante o dia e a noite, registrar no caderno.
Em grupos dialogar com os colegas sobre estas atividades, destacando a que mais gosta e em que hora acontece.
Ouvir e cantar a música "24 horas" de Chiquititas Brasil.
Confeccionar com eles um relógio em E.V.A, com vinte e quatro palitos, representando as vinte quatro horas.
Utilizar o relógio, para mostrar a hora que desenvolve a atividade que mais gosta.
Confeccionar um relógio do sol.
Confeccionar um calendário da semana, onde eles v o desenhar alguma atividade que fazem em cada dia da semana. Quais as atividades que desenvolvem no final de semana. Quanto tempo leva para chegar o domingo.
Lendo e aprendendo com a poesia "Os astros" de Lílian de Siqueira e Silvia.
Experi ncia: Observar o globo terrestre, iluminado por uma lanterna, girar até que o Brasil fique voltado para a lanterna, girar até que no Brasil fique na parte escura.
Dialogar com os alunos sobre noite e dia. Quando começa e termina um ciclo.
Trazer materiais sobre fenômenos da natureza que ocorrem no claro e no escuro.
Observar as fases da lua.
Desenhar as fases da lua.
FUNDAMENTAÇ O TEÓRICA:
Compreender a importância de se organizar, promovendo um tempo para o descanso, contando ou medindo o tempo na busca de um equilíbrio entre as atividades desenvolvidas pelo ser humano, assim viver com saúde plena, conforme BONDER, Nilton "Os Domingos Precisam de Feriados"
"Muito além de uma proposta trabalhista, entendemos a pausa como fundamental para a saúde de tudo o que é vivo. A noite é pausa, o inverno é pausa, mesmo a morte é pausa. Onde n o há pausa, a vida lentamente se extingue."
"Em tempos de novo mil nio, vamos resgatar coisas que s o milenares. A pausa é que traz a surpresa e n o o que vem depois. A pausa é que dá sentido caminhada. A prática espiritual deste mil nio será viver as pausas. N o haverá maior sábio do que aquele que souber quando algo terminou e quando algo vai começar."
Um dos objetivos que coloco neste planejamento, sobre reconhecer a importância da luz para os seres vivos. Vem de encontro com o texto "O sol que cura e o Sol que Mata" publicado por Dr. Alexandre Feldman.
"Já para a nossa civilizaç o contemporânea, pouco importa a passagem do Sol. As estaç es do ano passam despercebidas, umas atrás das outras. Os dias n o s o nem mais longos, nem mais curtos durante o ano, pois nós acendemos a luz. Quando está frio, liga-se o aquecedor; e quando está quente, liga-se o ar condicionado. Ao contrário dos povos antigos, que durante o dia ficavam expostos ao sol e ao ar livre, nós vivemos isolados do Sol, entre quatro paredes - em casa, no trabalho, nos automóveis, ônibus, metrôs e trens."
METODOLOGIA DE ANÁLISE DA ATIVIDADE DAS CRIANÇAS:
Registros das atividades desenvolvidas, num portfólio;
Participaç o nos diálogos e confecç o dos materiais;
Interesse em buscar informaç es sobre o assunto, trazendo para a aula.
Registro da observaç o.
AVALIAÇ O: Será considerado satisfatório se os objetivos forem alcançados, levando em consideraç o a participaç o, o interesse, o empenho, a criatividade, e a organizaç o no desenvolvimento das atividades.







Nenhum comentário: