domingo, 15 de junho de 2008

ATIVIDADE SOBRE O FILME BALANCE




Nos debates com os alunos, procuro fazê-los compreenderem que fazem parte integrante do meio ambiente e quando falamos em natureza não é só a floresta que está longe, mas o que está perto e faz parte do nosso cotidiano, merecendo nossa atenção e cuidados de preservação. Que a partir de nossas ações e atitudes podemos causar o desequilíbrio de um sistema.


Levei esta atividade desenvolvida na interdisciplina de Ciências, para a aula de Educação Ambiental com os alunos do grupo de Guardiões Ambientais, a partir das minhas colocações abaixo e após assistir o filme, o que contribuiu muito no debate realizado com os alunos sobre o Desequilíbrio Ambiental.

Como ações individuais podem alterar o equilíbrio de um sistema?

As ações individuais podem alterar um sistema, no momento em que se faz presente, entrando ou saindo do mesmo, já está alterando e modificando, pelo simples ato de se movimentar. Por exemplo, quando estou num ambiente e fumo um cigarro já estou alterando o oxigênio que os outros estão respirando, ou se jogo um papel de bala no chão já estou alterando o equilíbrio do sistema.

Relacione a proposta do filme BALANCE com o DESEQUILIBRIO AMBIENTAL.

Filme BALANCE:

No filme mostra como as atitudes dos indivíduos podem causar o equilíbrio como o desequilíbrio de um sistema, ao dividirem um determinado espaço.
Assim acontece com o ecossistema em que estamos inseridos, nossa simples presença já altera o equilíbrio, provocando o desequilíbrio ambiental.
O ser humano precisa morar, trabalhar e viver no ambiente. O que temos que buscar é um modo sustentável de se viver, respeitando o meio ambiente, onde devemos pensar, agir e viver de forma que torne o Planeta Terra um Planeta sustentável.
O ser humano precisa deixar de ser egoísta, deixar a ganância de lado, utilizar e retirar da natureza só que ele precisa para viver. Provocamos um desequilíbrio ambiental muito grande quando buscamos e acumulamos riquezas nas mãos de poucos, produzindo a miséria de outros tantos em beneficio de poucos. Como no filme não nos damos conta de que precisamos uns dos outros para viver, como também precisamos da natureza saudável para ter uma vida de qualidade com equilíbrio.

Um comentário:

Leonardo Porto disse...

Oi Valéria,

percebo que você conseguiu integrar muito bem o plano de estudos com as atividades nas poutras interdisciplinas, e a descrição das suas aprendizagens está bastante rica. Continue assim!
Leonardo.