sábado, 14 de junho de 2008

REFLEXÃO DA MINHA PRÁTICA PEDAGÓGICA

As atividades que realizo com o Grupo de Guardiões Ambientais envolvem as interdisciplinas de Estudos Sociais, Ciências e Matemática, do Curso de Pedagogia, do ensino a distância da UFRGS.

Guardiões Ambientais


Como eu não tenho turma, vou escrever sobre a minha prática atual com os alunos dos projetos ambientais.
O grupo de Guardião Ambiental é formado por alunos da terceira, da quarta e alguns da quinta série, pois eu trabalho estudos sociais relacionado ao meio ambiente, onde eles estão seja a sala de aula, a escola, a casa, o bairro, a praça, o arroio, a nascente do arroio, o percurso até o rio dos sinos.
Eu abordo vários assuntos, por exemplo, a história da urbanização ao redor do arroio, antes e o depois, como ficou o arroio, a realidade e as relações sociais e com a natureza.
Nós realizamos passeios, observações, trilhas e acompanhamos a realidade do arroio, fazemos passeatas e campanhas para preservação da natureza etc.
Com estas atividades pode se explorar, matemática, quando temos a necessidade de calcular a distância necessária para os canteiros da horta, ou a área em metros quadrado para a arborização da escola, a metragem do canteiro para floreiras, calcular quantos pés de plantas foram plantas, quantas morreram etc.
História, quando estudamos as transformações e mudanças que ocorrem ao longo do tempo, fazendo uma linha do tempo, para compreender melhor, analisar e refletir sobre as mudanças que ocorreram e ocorrem na sociedade, em uma seqüência de tempo, como ela é organizada e como pode ser modificada através das ações humanas. Conhecendo o passado podemos modificar o futuro com nossas ações no presente.
Geografia, quando estudamos a localização da escola, da casa, do arroio dentro e fora do bairro, fazendo caminhadas, trilhas, observando e identificando as diferenças que existem nas paisagens dos lugares, registrando as diferenças dos ambientes naturais e as modificações resultantes das ações das pessoas. A paisagem da cidade, seus relevos, planices, morros e a orientação dos arroios e do rio, a ocupação e distribuição da população, as suas construções na área urbana e rural. A análise das paisagens em diferentes tempos faz os alunos a perceberem que as transformações se da tanto pela ação humana como pelos componentes da natureza, como o vento, a chuva, a água dos rios e do mar. Ai já entra Ciências, onde estudamos esses fenômenos da natureza, sua biodiversidade, procurando respeitar, incentivar atitudes positivas, fazendo campanhas em defesa do meio ambiente na busca de uma melhor qualidade de vida, pensando e agindo de forma que torne o Planeta Terra um planeta sustentável.
Ao planejar sempre procuro partir do interrese do grupo, planejando junto com eles em reunião, listamos os assuntos importantes, que estão dentro dos temas enviados pela coordenadoria de Meio Ambiente da Escola de Educação Ambiental. Elaboramos um projeto com o tema a ser trabalhado, com objetivo geral, objetivos específicos, justificativa, metodologia, recursos e avaliação. Este projeto e enviado para aprovação, após ser aprovado começamos a colocar em prática, desenvolvendo as atividades conforme o mesmo, sendo este flexível e adaptado, conforme as necessidades que surgirem durante o desenvolvimento. Os projetos são incentivados, acompanhados e fazem parte de um projeto maior do nosso Município, inclusive sendo reconhecido até mesmo fora do Estado.
Como ocorre a relação professor x aluno, com cordialidade, respeito, e principalmente levando em consideração o que o aluno traz de conhecimento, procuro ser intermediar e orientador a aprendizagem construindo com eles o conhecimento, sem ser o que sabe tudo.
As metodologias usadas geralmente são através de pesquisa, observação, entrevistas, campanhas, aulas práticas e teóricas, experiências e oficinas no Laboratório de Ciências, o Laboratório de Informática, fazemos passeios, passeatas, visitas e trilhas.

Nenhum comentário: