

Desenvolvendo aulas práticas, com os Guardiões Ambientais, começamos a reativar a horta escolar, na E.M.E.F. Prefeito João Freitas Filho de Sapucaia do Sul.
Primeiro fizemos a limpeza do terreno;
Agora estamos preparando os canteiros;
Já fizemos desde o ano passado a compostagem dos restos orgânicos do refeitório;
Já fizemos a campanha das minhocas, os alunos tinham que trazer um pouco de terra preta com minhocas, borra de café e erva de chimarrão usado, para a composteira, assim já temos terra preta adubada para a horta.
Trechos retirados do livro Hortas Escolares, conforme as referências bibliográficas citada a baixo.
“A preocupação com a questão ambiental, visando o desenvolvimento econômico associado à intervenção sustentável do ser humano no meio ambiente, assume certa relevância apenas a partir de 1960. Constatou-se que uma das formas para construir o pensamento ambiental brasileiro seria a aproximação de conteúdos pedagógicos do Ensino Fundamental- 1º a 8º séries, com temáticas relacionadas ao meio ambiente. Elegeu-se a temática Horta Escolar como referencia para a difusão da Educação Ambiental no sistema de ensino.”
“A partir da compreensão de que o Meio Ambiente se constitui em um dos temas Transversais propostos na Lei 9.795, uma das sugestões para sua abordagem é a utilização do espaço horta como um local para o desenvolvimento de conteúdos específicos (conceituais e procedimentais) e relacionados (conceituais e atitudinais). O espaço horta constituiu-se, portanto, em um sub-tema que, do ponto de vista pedagógico, se compõe de um ambiente biofísico e de um ambiente construído.”
“A importância de uma horta no ambiente escolar pode ser compreendida dentro de alguns dos objetivos gerais sugeridos pelos PCN, para o ensino fundamental.”
Referências Bibliográficas:
Hortas Escolares: O ambiente horta escolar como espaço de aprendizagem no contexto do Ensino Fundamental/Instituto Souza Cruz. Programa Hortas Escolares.Florianópolis: Instituto Souza Cruz, 2005.
OBS: Este livro é um dos materiais que utilizo como instrumento de estudo e pesquisa, junto com os alunos.Primeiro fizemos a limpeza do terreno;
Agora estamos preparando os canteiros;
Já fizemos desde o ano passado a compostagem dos restos orgânicos do refeitório;
Já fizemos a campanha das minhocas, os alunos tinham que trazer um pouco de terra preta com minhocas, borra de café e erva de chimarrão usado, para a composteira, assim já temos terra preta adubada para a horta.

“A preocupação com a questão ambiental, visando o desenvolvimento econômico associado à intervenção sustentável do ser humano no meio ambiente, assume certa relevância apenas a partir de 1960. Constatou-se que uma das formas para construir o pensamento ambiental brasileiro seria a aproximação de conteúdos pedagógicos do Ensino Fundamental- 1º a 8º séries, com temáticas relacionadas ao meio ambiente. Elegeu-se a temática Horta Escolar como referencia para a difusão da Educação Ambiental no sistema de ensino.”
“A partir da compreensão de que o Meio Ambiente se constitui em um dos temas Transversais propostos na Lei 9.795, uma das sugestões para sua abordagem é a utilização do espaço horta como um local para o desenvolvimento de conteúdos específicos (conceituais e procedimentais) e relacionados (conceituais e atitudinais). O espaço horta constituiu-se, portanto, em um sub-tema que, do ponto de vista pedagógico, se compõe de um ambiente biofísico e de um ambiente construído.”
“A importância de uma horta no ambiente escolar pode ser compreendida dentro de alguns dos objetivos gerais sugeridos pelos PCN, para o ensino fundamental.”
Referências Bibliográficas:
Hortas Escolares: O ambiente horta escolar como espaço de aprendizagem no contexto do Ensino Fundamental/Instituto Souza Cruz. Programa Hortas Escolares.Florianópolis: Instituto Souza Cruz, 2005.
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