
EXERCÍCO PROPOSTO AOS ALUNOS DO 2º ANO
Desafio 1:
Primeiro eu dialoguei com eles sobre medidas, como podemos medir os objetos, e que instrumentos podemos usar para medir, quais eles conhecem.
Eles citaram o metro, a régua, um falou que o pai tem um paquímetro, que serve para mediar peças na oficina, o outro colocou que o pai é pedreiro e usa o esquadro para medir os cantos, nas construções.
Então eu descobri que eles já têm certo conhecimento sobre medidas, e alguns instrumentos.
Pergunte sobre a régua, se já tinham usado, eles responderam que sim com a professora titular, para fazer margem na folha de ofício.
Então expliquei a proposta da atividade. Peguei uma régua de 30 cm, que eles já utilizaram e medimos as caixas, falei sobre comprimento, largura e altura, anotamos as medidas. Expliquei como se escrevia centímetros, não me aprofundei muito, pois eles são alunos de 2º ano.
Dividi a turma em dois grupos, que acabou por escolha deles sendo o grupo das meninas e o grupo dos meninos.
Cada grupo recebeu uma caixa, com as seguintes medidas:
Comprimento: 21 cm
Largura: 15 cm
Altura: 5 cm
E também, cada grupo recebeu 12 caixinhas com as seguintes medidas:
Comprimento: 15 cm
Largura: 3,5 cm
Altura: 2,5 cm
Eles tinham que completar a caixa grande com as 12 caixinhas, sem ultrapassar a altura da caixa grande, e não poderia sobrar nem uma caixinha, e nem espaço vazio na caixa grande, só tinha um jeito de completar a caixa, e eles tinha que descobrir, usando as informações que tinham.
Eles acabaram transformando a atividade em competição entre as duas equipes. A equipe dos meninos foi mais ágil, logo descobrindo como colocar as caixinhas corretamente, mais por intuição do que propriamente obedecendo às medidas.
O grupo das meninas encontrou mais dificuldade para solucionar o problema e encaixar corretament


OBS: Talvez se fosse com alunos maiores eles teriam uma melhor compreensão das medidas, mas valeu a atividade, pois usamos a régua para medir comprimento, largura e altura.
USANDO ALGUMAS PEÇAS DO BLOCO LÓGICO:
Desafio 2:
ATIVIDADE: Completar uma área de um retângulo com outras peças de figuras geométricas diferentes.
Inspirei-me no exercício da atividade 9 com o quadrado, retângulo e triângulo, onde as figuras geométricas tinham que girar e fazer as somas dos Ca, bi, de...
As mesmas equipes receberam um retângulo grande, e peças menores de figuras geométricas diferentes, como um retângulo pequeno, dois quadrados pequenos e oito triângulos pequenos, que completariam o retângulo.
Eles tinham que descobrir qual a posição de colocar as peças pequenas sobre a superfície do retângulo grande, cobrindo toda a sua área, sem sobrar e nem faltar espaços.
1 Retângulo grande mede:
Comprimento: 16 cm
Largura: 8 cm
1 Retângulo pequeno mede:
Comprimento: 8 cm
Largura: 4 cm
2 Quadrados pequenos medem:
Quatro lados iguais: 4 cm
8 Triângulos pequenos medem:
Dois lados iguais: 4 cm
Um lado de: 4
,5 cm
ATIVIDADE: Completar uma área de um retângulo com outras peças de figuras geométricas diferentes.
Inspirei-me no exercício da atividade 9 com o quadrado, retângulo e triângulo, onde as figuras geométricas tinham que girar e fazer as somas dos Ca, bi, de...
As mesmas equipes receberam um retângulo grande, e peças menores de figuras geométricas diferentes, como um retângulo pequeno, dois quadrados pequenos e oito triângulos pequenos, que completariam o retângulo.
Eles tinham que descobrir qual a posição de colocar as peças pequenas sobre a superfície do retângulo grande, cobrindo toda a sua área, sem sobrar e nem faltar espaços.
1 Retângulo grande mede:
Comprimento: 16 cm
Largura: 8 cm
1 Retângulo pequeno mede:
Comprimento: 8 cm
Largura: 4 cm
2 Quadrados pequenos medem:
Quatro lados iguais: 4 cm
8 Triângulos pequenos medem:
Dois lados iguais: 4 cm
Um lado de: 4


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