sábado, 7 de junho de 2008

CICLOS DA NATUREZA: NOÇÃO DE TEMPO E ESPAÇO


Desenvolvi esta atividade com a turma do 3º Ano da Professora Marisa.

BRINCANDO COM AS SOMBRAS


Levei figuras geométricas recortadas em cartolina, conforme as orientações da professora Silvia Cramer, da interdisciplina de Representação do Mundo pelas Ciências Naturais.
Levei os alunos para a quadra e estendi um lençol branco, com o sol da tarde, o sol não estava muito forte, pois estava um pouco nublado.
Expliquei como era a atividade.
Deixei que eles brincassem formando desenhos com as sombras das figuras.
Depois pedi que observassem a sombra das árvores e a sua própria sombra, relatando o que observaram.
Fiz algumas perguntas da atividade, propostas pela professora Silvia Cramer da disciplina de Ciências, para eles responderem:
1-Para haver sombra é necessário haver luz?
2-Sombra é o mesmo que escuro?
3-O claro e o escuro modificam nossas atividades diárias?
4-Há atividades que só são feitas no claro? E no escuro? Quais?
5-Dê exemplos de fenômenos da natureza que ocorrem no claro e no escuro?
6-Qual a importância das sombras na natureza? Cite alguns fenômenos em que se percebe essa importância.
7-A sombra de uma árvore é igual durante todo o dia? Por quê?

Após todos estes questionamentos, nós tentamos definir sombra.

Definição de sombra: Sombra só existe se houver luz, a sombra se forma quando a luz é refletida através do objeto, que está entre a luz e a superfície. No escuro não há sombra porque não tem luz.



Descobri através desta atividade uma nova maneira de abordar alguns temas sobre o meio ambiente, que antes passava despercebido.

Nenhum comentário: