quarta-feira, 25 de junho de 2008

CICLOS DA NATUREZA



CONTANDO O TEMPO


PERÍODO DESTE PLANEJAMENTO: Duraç o de um m s ou mais
JUSTIFICATIVA: Lendo os textos, percebi que n o nos preocupamos com o tempo corretamente. O ser humano corre as vinte e quatro horas do dia, mesmo nos dias para descanso ficamos procurando ocupaç es e entretenimento. Esquecemos que o nosso relógio biológico precisa de uma pausa para se restabelecer, para descansar. A natureza também precisa desta pausa, conforme BONDER, Nilton "Os Domingos Precisam de Feriados" "Para um mundo no qual funcionar 24 horas por dia parece n o ser suficiente, onde o meio ambiente e a terra imploram por uma folga, onde nós mesmos n o suportamos mais a falta de tempo, descansar se torna uma necessidade do planeta."
OBJETIVO(S):
Propor aos alunos uma reflex o sobre o que fazemos com o nosso tempo.
Identificar algumas maneiras de contar ou medir o tempo.
Perceber a importância do tempo no seu dia a dia.
Reconhecer e adotar hábitos que ajudam a ter boa saúde, a partir da organizaç o do tempo.
Valoriza o tempo ócio, oportunizar um tempo para n o fazer nada, apenas descansar.
Reconhecer a importância da luz do dia, e do escuro da noite, para os seres vivos.
Perceber e observar o ambiente em que vive, conhecendo a natureza.
Observar que o tempo n o pára, reconhecer alguns ciclos da natureza, quando inicia e termina um ciclo.
ATIVIDADE PRÁTICA:
Ler com os alunos a poesia "O Relógio" de Vinícius de Moraes;
Dialogar com eles sobre o tempo, marcado pelo relógio, e o que cada um faz durante o dia e a noite.
Cada um desenhar e pintar um relógio personalizado.
Confeccionar um relógio com doze palitos de picolé.
Marcar a hora de algumas atividades que desenvolve durante o dia e a noite, registrar no caderno.
Em grupos dialogar com os colegas sobre estas atividades, destacando a que mais gosta e em que hora acontece.
Ouvir e cantar a música "24 horas" de Chiquititas Brasil.
Confeccionar com eles um relógio em E.V.A, com vinte e quatro palitos, representando as vinte quatro horas.
Utilizar o relógio, para mostrar a hora que desenvolve a atividade que mais gosta.
Confeccionar um relógio do sol.
Confeccionar um calendário da semana, onde eles v o desenhar alguma atividade que fazem em cada dia da semana. Quais as atividades que desenvolvem no final de semana. Quanto tempo leva para chegar o domingo.
Lendo e aprendendo com a poesia "Os astros" de Lílian de Siqueira e Silvia.
Experi ncia: Observar o globo terrestre, iluminado por uma lanterna, girar até que o Brasil fique voltado para a lanterna, girar até que no Brasil fique na parte escura.
Dialogar com os alunos sobre noite e dia. Quando começa e termina um ciclo.
Trazer materiais sobre fenômenos da natureza que ocorrem no claro e no escuro.
Observar as fases da lua.
Desenhar as fases da lua.
FUNDAMENTAÇ O TEÓRICA:
Compreender a importância de se organizar, promovendo um tempo para o descanso, contando ou medindo o tempo na busca de um equilíbrio entre as atividades desenvolvidas pelo ser humano, assim viver com saúde plena, conforme BONDER, Nilton "Os Domingos Precisam de Feriados"
"Muito além de uma proposta trabalhista, entendemos a pausa como fundamental para a saúde de tudo o que é vivo. A noite é pausa, o inverno é pausa, mesmo a morte é pausa. Onde n o há pausa, a vida lentamente se extingue."
"Em tempos de novo mil nio, vamos resgatar coisas que s o milenares. A pausa é que traz a surpresa e n o o que vem depois. A pausa é que dá sentido caminhada. A prática espiritual deste mil nio será viver as pausas. N o haverá maior sábio do que aquele que souber quando algo terminou e quando algo vai começar."
Um dos objetivos que coloco neste planejamento, sobre reconhecer a importância da luz para os seres vivos. Vem de encontro com o texto "O sol que cura e o Sol que Mata" publicado por Dr. Alexandre Feldman.
"Já para a nossa civilizaç o contemporânea, pouco importa a passagem do Sol. As estaç es do ano passam despercebidas, umas atrás das outras. Os dias n o s o nem mais longos, nem mais curtos durante o ano, pois nós acendemos a luz. Quando está frio, liga-se o aquecedor; e quando está quente, liga-se o ar condicionado. Ao contrário dos povos antigos, que durante o dia ficavam expostos ao sol e ao ar livre, nós vivemos isolados do Sol, entre quatro paredes - em casa, no trabalho, nos automóveis, ônibus, metrôs e trens."
METODOLOGIA DE ANÁLISE DA ATIVIDADE DAS CRIANÇAS:
Registros das atividades desenvolvidas, num portfólio;
Participaç o nos diálogos e confecç o dos materiais;
Interesse em buscar informaç es sobre o assunto, trazendo para a aula.
Registro da observaç o.
AVALIAÇ O: Será considerado satisfatório se os objetivos forem alcançados, levando em consideraç o a participaç o, o interesse, o empenho, a criatividade, e a organizaç o no desenvolvimento das atividades.







domingo, 15 de junho de 2008

ATIVIDADE SOBRE O FILME BALANCE




Nos debates com os alunos, procuro fazê-los compreenderem que fazem parte integrante do meio ambiente e quando falamos em natureza não é só a floresta que está longe, mas o que está perto e faz parte do nosso cotidiano, merecendo nossa atenção e cuidados de preservação. Que a partir de nossas ações e atitudes podemos causar o desequilíbrio de um sistema.


Levei esta atividade desenvolvida na interdisciplina de Ciências, para a aula de Educação Ambiental com os alunos do grupo de Guardiões Ambientais, a partir das minhas colocações abaixo e após assistir o filme, o que contribuiu muito no debate realizado com os alunos sobre o Desequilíbrio Ambiental.

Como ações individuais podem alterar o equilíbrio de um sistema?

As ações individuais podem alterar um sistema, no momento em que se faz presente, entrando ou saindo do mesmo, já está alterando e modificando, pelo simples ato de se movimentar. Por exemplo, quando estou num ambiente e fumo um cigarro já estou alterando o oxigênio que os outros estão respirando, ou se jogo um papel de bala no chão já estou alterando o equilíbrio do sistema.

Relacione a proposta do filme BALANCE com o DESEQUILIBRIO AMBIENTAL.

Filme BALANCE:

No filme mostra como as atitudes dos indivíduos podem causar o equilíbrio como o desequilíbrio de um sistema, ao dividirem um determinado espaço.
Assim acontece com o ecossistema em que estamos inseridos, nossa simples presença já altera o equilíbrio, provocando o desequilíbrio ambiental.
O ser humano precisa morar, trabalhar e viver no ambiente. O que temos que buscar é um modo sustentável de se viver, respeitando o meio ambiente, onde devemos pensar, agir e viver de forma que torne o Planeta Terra um Planeta sustentável.
O ser humano precisa deixar de ser egoísta, deixar a ganância de lado, utilizar e retirar da natureza só que ele precisa para viver. Provocamos um desequilíbrio ambiental muito grande quando buscamos e acumulamos riquezas nas mãos de poucos, produzindo a miséria de outros tantos em beneficio de poucos. Como no filme não nos damos conta de que precisamos uns dos outros para viver, como também precisamos da natureza saudável para ter uma vida de qualidade com equilíbrio.

sábado, 14 de junho de 2008

REFLEXÃO DA MINHA PRÁTICA PEDAGÓGICA

As atividades que realizo com o Grupo de Guardiões Ambientais envolvem as interdisciplinas de Estudos Sociais, Ciências e Matemática, do Curso de Pedagogia, do ensino a distância da UFRGS.

Guardiões Ambientais


Como eu não tenho turma, vou escrever sobre a minha prática atual com os alunos dos projetos ambientais.
O grupo de Guardião Ambiental é formado por alunos da terceira, da quarta e alguns da quinta série, pois eu trabalho estudos sociais relacionado ao meio ambiente, onde eles estão seja a sala de aula, a escola, a casa, o bairro, a praça, o arroio, a nascente do arroio, o percurso até o rio dos sinos.
Eu abordo vários assuntos, por exemplo, a história da urbanização ao redor do arroio, antes e o depois, como ficou o arroio, a realidade e as relações sociais e com a natureza.
Nós realizamos passeios, observações, trilhas e acompanhamos a realidade do arroio, fazemos passeatas e campanhas para preservação da natureza etc.
Com estas atividades pode se explorar, matemática, quando temos a necessidade de calcular a distância necessária para os canteiros da horta, ou a área em metros quadrado para a arborização da escola, a metragem do canteiro para floreiras, calcular quantos pés de plantas foram plantas, quantas morreram etc.
História, quando estudamos as transformações e mudanças que ocorrem ao longo do tempo, fazendo uma linha do tempo, para compreender melhor, analisar e refletir sobre as mudanças que ocorreram e ocorrem na sociedade, em uma seqüência de tempo, como ela é organizada e como pode ser modificada através das ações humanas. Conhecendo o passado podemos modificar o futuro com nossas ações no presente.
Geografia, quando estudamos a localização da escola, da casa, do arroio dentro e fora do bairro, fazendo caminhadas, trilhas, observando e identificando as diferenças que existem nas paisagens dos lugares, registrando as diferenças dos ambientes naturais e as modificações resultantes das ações das pessoas. A paisagem da cidade, seus relevos, planices, morros e a orientação dos arroios e do rio, a ocupação e distribuição da população, as suas construções na área urbana e rural. A análise das paisagens em diferentes tempos faz os alunos a perceberem que as transformações se da tanto pela ação humana como pelos componentes da natureza, como o vento, a chuva, a água dos rios e do mar. Ai já entra Ciências, onde estudamos esses fenômenos da natureza, sua biodiversidade, procurando respeitar, incentivar atitudes positivas, fazendo campanhas em defesa do meio ambiente na busca de uma melhor qualidade de vida, pensando e agindo de forma que torne o Planeta Terra um planeta sustentável.
Ao planejar sempre procuro partir do interrese do grupo, planejando junto com eles em reunião, listamos os assuntos importantes, que estão dentro dos temas enviados pela coordenadoria de Meio Ambiente da Escola de Educação Ambiental. Elaboramos um projeto com o tema a ser trabalhado, com objetivo geral, objetivos específicos, justificativa, metodologia, recursos e avaliação. Este projeto e enviado para aprovação, após ser aprovado começamos a colocar em prática, desenvolvendo as atividades conforme o mesmo, sendo este flexível e adaptado, conforme as necessidades que surgirem durante o desenvolvimento. Os projetos são incentivados, acompanhados e fazem parte de um projeto maior do nosso Município, inclusive sendo reconhecido até mesmo fora do Estado.
Como ocorre a relação professor x aluno, com cordialidade, respeito, e principalmente levando em consideração o que o aluno traz de conhecimento, procuro ser intermediar e orientador a aprendizagem construindo com eles o conhecimento, sem ser o que sabe tudo.
As metodologias usadas geralmente são através de pesquisa, observação, entrevistas, campanhas, aulas práticas e teóricas, experiências e oficinas no Laboratório de Ciências, o Laboratório de Informática, fazemos passeios, passeatas, visitas e trilhas.

sábado, 7 de junho de 2008

CICLOS DA NATUREZA: NOÇÃO DE TEMPO E ESPAÇO


Desenvolvi esta atividade com a turma do 3º Ano da Professora Marisa.

BRINCANDO COM AS SOMBRAS


Levei figuras geométricas recortadas em cartolina, conforme as orientações da professora Silvia Cramer, da interdisciplina de Representação do Mundo pelas Ciências Naturais.
Levei os alunos para a quadra e estendi um lençol branco, com o sol da tarde, o sol não estava muito forte, pois estava um pouco nublado.
Expliquei como era a atividade.
Deixei que eles brincassem formando desenhos com as sombras das figuras.
Depois pedi que observassem a sombra das árvores e a sua própria sombra, relatando o que observaram.
Fiz algumas perguntas da atividade, propostas pela professora Silvia Cramer da disciplina de Ciências, para eles responderem:
1-Para haver sombra é necessário haver luz?
2-Sombra é o mesmo que escuro?
3-O claro e o escuro modificam nossas atividades diárias?
4-Há atividades que só são feitas no claro? E no escuro? Quais?
5-Dê exemplos de fenômenos da natureza que ocorrem no claro e no escuro?
6-Qual a importância das sombras na natureza? Cite alguns fenômenos em que se percebe essa importância.
7-A sombra de uma árvore é igual durante todo o dia? Por quê?

Após todos estes questionamentos, nós tentamos definir sombra.

Definição de sombra: Sombra só existe se houver luz, a sombra se forma quando a luz é refletida através do objeto, que está entre a luz e a superfície. No escuro não há sombra porque não tem luz.



Descobri através desta atividade uma nova maneira de abordar alguns temas sobre o meio ambiente, que antes passava despercebido.

PRATICANDO NA HORTA ESCOLAR- 07/06/2008

Dando continuidade ao plano de estudo, além de buscar conhecimento através de leituras, sites, passamos para a prática.
Desenvolvendo aulas práticas, com os Guardiões Ambientais, começamos a reativar a horta escolar, na E.M.E.F. Prefeito João Freitas Filho de Sapucaia do Sul.
Primeiro fizemos a limpeza do terreno;
Agora estamos preparando os canteiros;
Já fizemos desde o ano passado a compostagem dos restos orgânicos do refeitório;
Já fizemos a campanha das minhocas, os alunos tinham que trazer um pouco de terra preta com minhocas, borra de café e erva de chimarrão usado, para a composteira, assim já temos terra preta adubada para a horta.
Trechos retirados do livro Hortas Escolares, conforme as referências bibliográficas citada a baixo.

“A preocupação com a questão ambiental, visando o desenvolvimento econômico associado à intervenção sustentável do ser humano no meio ambiente, assume certa relevância apenas a partir de 1960. Constatou-se que uma das formas para construir o pensamento ambiental brasileiro seria a aproximação de conteúdos pedagógicos do Ensino Fundamental- 1º a 8º séries, com temáticas relacionadas ao meio ambiente. Elegeu-se a temática Horta Escolar como referencia para a difusão da Educação Ambiental no sistema de ensino.”

“A partir da compreensão de que o Meio Ambiente se constitui em um dos temas Transversais propostos na Lei 9.795, uma das sugestões para sua abordagem é a utilização do espaço horta como um local para o desenvolvimento de conteúdos específicos (conceituais e procedimentais) e relacionados (conceituais e atitudinais). O espaço horta constituiu-se, portanto, em um sub-tema que, do ponto de vista pedagógico, se compõe de um ambiente biofísico e de um ambiente construído.”

“A importância de uma horta no ambiente escolar pode ser compreendida dentro de alguns dos objetivos gerais sugeridos pelos PCN, para o ensino fundamental.”

Referências Bibliográficas:
Hortas Escolares: O ambiente horta escolar como espaço de aprendizagem no contexto do Ensino Fundamental/Instituto Souza Cruz. Programa Hortas Escolares.Florianópolis: Instituto Souza Cruz, 2005.
OBS: Este livro é um dos materiais que utilizo como instrumento de estudo e pesquisa, junto com os alunos.