sábado, 2 de outubro de 2010

RETROSPECTIVA DO 4º SEMESTRE DO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTANCIA DA UFGRS.

Relendo as postagens no meu Portfólio de Aprendizagem durante a minha trajetória acadêmica, percebo a diferença que está fazendo o embasamento teórico na minha prática pedagógica em relação aos planejamentos e a dinâmica de sala de aula, no momento em que integro a minha experiência com a prática e a teoria.
É através de alguns relatos que pretendo demonstrar minha aprendizagem fazendo essa retrospectiva do 4º semestre através das interdisciplinas de:
Representação do Mundo pela Matemática contribuiu através de suas leituras e atividades para que repensasse minha forma de ensinar e de perceber como o aluno aprende. Tive a oportunidade de realizar diversas atividades com os alunos sugeridas pelo professor Samuel desta interdisciplina.
Uma leitura que achei importante e destaco aqui foi: “A matemática da vida”, pois sempre busquei trabalhar com os alunos a partir de suas vivências (a matemática do seu cotidiano), concordo com Demo (2006) quando afirma a importância do saber pensar.

"A aprendizagem da matemática precisa adequar-se aos reclamos substanciais da dinâmica da aprendizagem, implicando pesquisa e elaboração própria, feitura de textos e principalmente habilidade de interpretação autônoma. Esta posição afasta-se drásticamente da matemática dos macetes e dos vestibulares, valorizando a matemática como expressão fundamental do saber pensar..."

Na postagem do blog no dia 26 de abril de 2008 “Aprendendo Matemática Brincando” destaco este entre tantas uma aplicação de aprendizagem com os alunos da Educação Infantil. Podendo ser visto na integra no endereço abaixo:
http://peadportfolio156797.blogspot.com/2008_04_01_archive.html

Também fez diferença na minha prática pedagógica a interdisciplina de Representação do Mundo pelas Ciências Naturais, principalmente sobre Ciclos da Natureza: Noções de Tempo e Espaço, uma atividade em que tive a oportunidade de trabalhar com uma nova visão sobre o assunto. Atividade esta que desenvolvi com os alunos, onde pude perceber o interesse e envolvimento dos mesmos ao realizá-las. O que pode ser comprovado visitando o blog do dia 25 de junho de 2008, ”Ciclos da Natureza” no endereço abaixo:
http://peadportfolio156797.blogspot.com/2008_06_01_archive.html
Nós não nos preocupamos com o tempo corretamente. Esquecemos que o nosso relógio biológico precisa de uma pausa para se restabelecer, para descansar. A natureza também precisa desta pausa, conforme Feldman (2008, p. 1) "Os Domingos Precisam de Feriados" "Para um mundo no qual funcionar 24 horas por dia parece não ser suficiente, onde o meio ambiente e a terra imploram por uma folga, onde nós mesmos não suportamos mais a falta de tempo, descansar se torna uma necessidade do planeta."
Nesta perspectiva desenvolvi atividades, com os alunos, fazendo uma reflexão sobre o que fazemos com o nosso tempo.

Representação do Mundo pelos Estudos Sociais, através da proposta da professora Simone, para que organizássemos uma saída a algum ponto turístico. Eu e a colega Gisele B. Martins elaboramos um projeto: visitação aos pontos turísticos de São Leopoldo.
Optamos por fazer esta saída, pensando em experienciar uma forma mais efetiva de compreender estas relações de espaço e tempo, a persistência da memória, as lembranças individuais e coletivas, o ser um cidadão leopoldense, o que isso me caracteriza se for levado em conta todo o passado de quem aqui já habitou.
A partir deste projeto a E. M. E. F. Coelho Neto, em que trabalho, organizou uma saída com os alunos, ao Museu Visconde de São Leopoldo e a Casa do Imigrante localizada na Feitoria no Município de São Leopoldo. Este trabalho pode ser visto na postagem do blog do dia 07/09/2008, “Visita com os alunos no Museu e na Casa do Imigrante” no endereço abaixo:
http://peadportfolio156797.blogspot.com/2008_07_01_archive.html
Através do Seminário Integrador IV com o Plano Individual de Estudo, desenvolvi um plano integrando com a proposta da disciplina de Representação do Mundo pelos Estudos Sociais, com o que venho desenvolvendo nas minhas aulas de Educação Ambiental e com o grupo de Guardiões Ambientais.
Nossa vida é um processo contínuo de aprendizagem, conhecer o lugar em que vivo e outros lugares do mundo, histórias de pessoas que, como eu, também fazem história. História não é só passado, mas um conhecimento dele que nos permite vivenciar e construir o presente com o olhar no futuro com melhor qualidade de vida. Este trabalho pode ser visto na integra na postagem do dia 29/04/2008 no endereço abaixo:
http://peadportfolio156797.blogspot.com/2008_04_01_archive.html
Neste 1º semestre de 2008, as inter-relações entre as diferentes interdisciplinas contribuíram e ajudaram a perceber que existem muitas maneiras de interpretar, ler, representar e compreender os acontecimentos e fenômenos que fazem parte do nosso universo. O interessante deste semestre para mim foi as diferentes formas de abordagem de como trabalhar os conceitos de espaço e tempo, ampliando e aprofundando o meu entendimento, assim contribuindo para modificações significativa na minha prática pedagógica.


REFERÊNCIA

DEMO, Pedro. Leitores para sempre. Editora Mediação, Porto Alegre - 2006.

FELDMAN, Dr. Alexandre. Os Domingos Precisam de Feriados. 2008. Disponível em http://www.enxaqueca.com.br/blog/?p=149 acesso em 28/09/2010.

Nenhum comentário: