terça-feira, 29 de abril de 2008

QUALIDADE DE VIDA - Plano de Estudo Refeito

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA- ENSINO A DISTÂNCIA

Disciplina: Seminário Integrador IV
Pólo de São Leopoldo
Aluna: Valéria Pereira de Souza

Plano Individual de Estudos

Qualidade de vida

PRAZO DE EXECUÇÃO:

Será desenvolvido no decorrer do ano letivo, podendo entender-se nos anos seguintes.

OBJETIVO GERAL:

Propiciar a interação e o contato dos alunos na busca de conhecimento, sobre o meio ambiente, ampliando o interesse na busca e incentivo as atitudes positivas com relação à qualidade de vida, estudando as condições necessárias para a manutenção da saúde nas diferentes fases da vida, pensando e agindo de forma que torne o Planeta Terra um Planeta sustentável.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Promover o contato dos alunos com materiais relacionados ao assunto em questão.
Organizar eventos que disponibilize atividades relacionadas ao meio ambiente e qualidade de vida.
Elevar a auto-estima, desenvolvendo a capacidade crítica e de observação, valorizando a disciplina, a solidariedade e cooperação mútuas, além do resgate de valores para a vida pessoal e em sociedade.
Refletir sobre a problemática das questões ambientais que o nosso Planeta está enfrentando.
Promover oportunidades de discutir e aprofundar sobre a questão da preservação da vida.
Buscar a participação e envolvimento da família e pessoas da comunidade nas atividades desenvolvidas na escola sobre meio ambiente, produção e consumo sustentável.
Desenvolver na escola uma horta orgânica, jardim e arborização consciente de forma sustentável.
Aproveitar e reaproveitar os alimentos da horta escolar.
Promover o gosto por uma alimentação saudável.
Desenvolver atitudes adequadas de saúde e higiene.
Despertar a sensibilidade sobre o ambiente natural, modificado ou transformado pela ação humana.
Reforçar atitudes positivas com relação à qualidade.

JUSTIFICATIVA:

Neste semestre, me identifiquei com a proposta da disciplina de Representação do Mundo pelos Estudos Sociais, com o que venho desenvolvendo nas minhas aulas de Educação Ambiental e com o grupo de Guardiões Ambientais.
Nossa vida é um processo contínuo de aprendizagem, conhecer o lugar em que vivo e outros lugares do mundo, histórias de pessoas que, como eu, também fazem história. História não é só passado, mas um conhecimento dele que nos permite vivenciar e construir o presente com o olhar no futuro com melhor qualidade de vida. Sentido a necessidade de aprofundar mais sobre o assunto, optei por desenvolver meu plano individual de estudos relacionado à “Qualidade de Vida”, melhor para mim e para os alunos com quem compartilho momentos de estudos.


ESTRATÉGIA DE AÇÃO:

Diálogo e reflexão sobre qualidade de vida.
Incentivo e promoção de momentos de estudo e pesquisa entre os professores e alunos integrando-os na busca de conhecimentos.
Promovendo saúde através da nutrição com uma alimentação saudável.
Troca de informações com professores de outras áreas e vivenciar a relação teoria-prática.
Produção e consumo de uma horta orgânica auto-sustentável.
Aulas teóricas, expositivas e práticas, com pesquisas, observações, trilhas e visitas buscando conhecimentos para aplicar na horta, jardim e arborização da escola.
Oficinas de compostagem, semeadura, plantio e colheita.
Culinária de aproveitamento e reaproveitamento dos alimentos produzidos na horta escolar.
Separação do lixo inorgânico e orgânico e o reaproveitamento dos mesmos nas oficinas.
Oficinas para a comunidade escolar sobre a melhor utilização dos alimentos produzidos na horta, para que não haja desperdícios.
Convite as famílias e a comunidade escolar para participar de algumas atividades, dividindo responsabilidades e promovendo a integração.
Palestras de sensibilização para conscientização das doenças que o acumulo de lixo trazem, causando prejuízo à saúde, como por exemplo, a Dengue etc.
Momentos avaliações constantes do andamento do plano de estudo, se está atingindo os objetivos propostos.


RECURSOS:

Livros de pesquisa;
Livros didáticos;
Jornais;
Vídeos;
Sites que tratem do tema e possam ajudar nas pesquisas e no trabalho;
Televisão;
Laboratório de Informática;
Transporte para visitas, passeios e trilhas;
Planilhas com datas e locais da realização de atividades;
Materiais de uso comum, sucatas e materiais usados nas oficinas;
Estante com livros sobre os assuntos em questão, para troca e empréstimos, a fins de estudos e aquisição de conhecimentos.
Outros recursos que forem sendo necessários para o bom andamento das atividades.

EVIDÊNCIAS DE APRENDIZAGENS:

As evidências da minha aprendizagem se comprovarão na medida em que forem se realizando as atividades conforme os objetivos propostos.
O que poderá ser acompanhadas através de um blog que pretendo construir com os alunos, contendo informações sobre as atividades desenvolvidas e atualizadas conforme o andamento do processo, para divulgações e consulta dos envolvidos e a quem interessar.


AVALIAÇÃO:

Será através da auto-avaliação com momentos de reflexão, sendo satisfatória se os objetivos forem alcançados.
A avaliação será constante na busca de fazer o melhor, através da observação dos erros e dos acertos e aprendendo com os mesmos, desenvolvendo o trabalho proposto com comprometimento.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (Temas Transversais - Meio Ambiente e Saúde.)
CARTILHA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL - Sapucaia do Sul.
CALENDÁRIO ECOLÓGICO – 2005 a 2015 – Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável.
AGENDA 21.

sábado, 26 de abril de 2008

APRENDENDO MATEMÁTICA BRINCANDO

Aplicando a aprendizagem adquirida através das leituras e sugestões de atividades desenvolvidas na disciplina de matemática, com os alunos da Educação Infantil.





BRINCANDO DE COMERCIANTE

Convidei os alunos da Educação Infantil para brincarmos de mercado, onde faríamos vendas e compras. Eles gostaram da idéia, na conversa decidimos que seria uma ferragem, pois tínhamos brinquedos de plásticos imitando ferramentas e parafusos. Pegamos umas cestas em forma de prateleiras e montamos uma ferragem, colocamos uma mesa que seria o balcão, colocamos uma caixa, para guardar os dinheiros, um telefone e um teclado de computador, nossa ferragem era chique tinha tudo isto. Questionei se eles conheciam os números de um a cinco, eles demonstraram que sim. Combinamos que os preços das mercadorias seriam de um a cinco, confeccionamos as etiquetas com o preço de cada ferramenta, inclusive balde, fizemos fichinhas de um a cinco que seria o dinheiro. A confusão é que todos queriam ser o dono da ferragem e vender. Chegamos à conclusão que não daria tempo de todos serem o dono, pois tínhamos passeio logo depois, em tão resolvemos que seria a colega Kassiane que estava de aniversário a dona da ferragem e que faria as vendas. Em outro dia nos iríamos brincar de novo, dando a oportunidade dos outros serem os donos também.
Eu observei que eles gostaram da idéia e que na brincadeira eles se divertiram, todos foram os clientes da loja, fizeram compras e trocaram seus dinheiros por mercadorias, recebendo a diferença de volta.. E por incrível que pareça eles desse tamanhinho já sabem comprar e realizar cálculos, nos valores que combinamos até cinco, sabendo quanto eles tinham de dar em dinheiro e o troco que tinha que receber de volta. Eu acho que eles compram muito sacolé, com os trocos que recebem dos pais. No barzinho da escola eles compram merenda e recebem o troco. Estando familiarizados com os valores que eles movimentam, mesmo que seja pouco este valor.
As alterações que eu faria, seria escolher uma tarde só para esta brincadeira, montar mais lojas com eles, tipo uma rua de comércio com vários tipos de lojas. Exemplo uma ferragem, uma loja de roupas de bonecas, uma loja de brinquedos, uma livraria e um posto de abastecimento, explorando os materiais que temos na sala e até um mercado e uma farmácia com mercadorias de sucata. Com isto o rodízio seria maior, onde todos poderiam ser uma vez vendedor outra vez cliente. Confeccionar mais dinheiro de mentira e mais etiquetas de preço.
Eu sempre gostei de explorar o lado lúdico para desenvolver a aprendizagem. Pois acredito que a criança aprende brincando e imitando o mundo adulto.



segunda-feira, 21 de abril de 2008

Plano Individual de Estudos- Seminário Integrador- IV

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA- ENSINO A DISTÂNCIA

Disciplina: Seminário Integrador IV
Pólo de São Leopoldo
Aluna: Valéria Pereira de Souza

Plano Individual de Estudos


Objetivos Gerais:
· Construir minha aprendizagem através das leituras dos textos e sites que são indicados e sugeridos nas disciplinas do curso de Pedagogia da UFRGS.

Objetivos Específicos:
· Representação do Mundo Pela Matemática: Explorar diferentes recursos, para desenvolver minhas habilidades de resolução de problemas despertando o raciocínio lógico.
· Representação do Mundo Pelos Estudos Sociais: Conhecer o lugar em que vivo e outros lugares do mundo, histórias de pessoas que, como eu, também fazem história. História não é só passado, mas um conhecimento dele que nos permite vivenciar e construir o presente com o olhar no futuro com melhor qualidade de vida.
· Representação do Mundo Pelas Ciências Naturais: Ampliar mais o conhecimento em relação a fatos e acontecimentos da realidade e fenômenos sociais. Conhecendo e valorizando a importância da preservação do planeta para a qualidade de vida, respeitando as diversidades culturais, históricas e ambientais.

Plano de Ação:
· Leituras dos textos, sites e livros indicados pelos professores, além de buscar outras fontes de estudos como, por exemplo, livros didáticos, revistas, jornais e pesquisa no google.
· Realização das atividades e jogos, disponibilizados pelos professores.
· Freqüentar cursos de curta duração e Espaços de Formação para Professores, de preferência sobre Educação Ambiental. (Estou freqüentando um curso: “O Rio dos Sinos tem Histórias” ministrado pela FACCAT - Faculdades de Taquara.), duração de vinte horas.


Horário:
· Planejar um horário para estudos e realização das atividades, Pois além de trabalhar quarenta e quatro horas nas escolas, desenvolver trabalhos das escolas que trago para casa, eu tenho que realizar tarefas domésticas e atender a família. Geralmente tenho reunião pedagógica e administrativa na segunda-feira de noite na escola. Sobrando terça, quarta, quando não tem aula presencial, quinta e sexta feira, alguns sábados tenho que trabalhar nas escolas conforme calendário letivo. Procuro adiantar as atividades durante a semana para no domingo me dedicar para a família.

Avaliação:
· Serão através da auto-avaliação, momentos de reflexão e acompanhamento dos comentários dos professores e tutoras a respeito das atividades realizadas. Considerarei satisfatório quando conseguir realizar as atividades com bom desempenho, atingindo os objetivos propostos pelas disciplinas.

sábado, 12 de abril de 2008

APRENDENDO E CONSTRUINDO ATRAVÉS DO LÚDICO




Construindo com sucata



Classificação e Seriação:



Disponibilizar para os alunos em grupos, diversos tipos de sucata de diversos materiais.
Deixá-los manipularem e tomarem conhecimento dos tipos de sucatas que se encontra a disposição deles.
Propor construções com estas sucatas. E aos poucos ir explorando a matemática através das formas geométricas, tamanhos, peso (mais leve ou mais pesado) e etc...
Classificando livremente, ou em função de um critério dado, ou realizando diferentes classificações com alternâncias conforme tamanho, peso, forma, tipo de material, cores, etc.
Jogando, construindo, quantificando e comparando os conjuntos, ou na contagem representando espontaneamente a quantidade e fazendo registros com os alunos.
Ordenando pelo tamanho e pela quantidade.
Representação do Mundo Pela Matemática- Atividade -4
Sempre procurei oportunizar atividades lúdicas para os alunos e através das disciplinas do Curso de Pedagogia da UFRGS, veio à certeza de que estava no caminho certo, onde estou aprimorando meu aprendizado e embasando minha prática de sala de aula com as teorias estudas.

sexta-feira, 11 de abril de 2008

REFLEXÃO SOBRE MINHA APRESENTAÇÃO FINAL







MINHA APRESENTAÇÃO NO FINAL DO ANO DE 2007





No dia eu estava ansiosa, pois não sabia como eu ia me sair na minha apresentação perante minhas colegas, tutora e professora. Não sabia também se iria funcionar o slide que preparei para apresentação, pois na última apresentação do ano anterior em 2006, os equipamentos não funcionaram e tive que fazer a apresentação apenas falando e argumentando, ainda bem que me sai bem deste sufoco.
A preocupação maior era se conseguiria argumentar bem as evidências que apresentei no Blog do Portfólio de Aprendizagem, controlar o nervosismo, falar pausadamente com clareza, convencendo os demais com minhas argumentações e evidências.
Durante o segundo semestre o professor Leonardo nos apresentou o filme Doze Homens e uma Sentença, e sempre nos colocava que precisamos saber argumentar as nossas evidências sobre a nossa aprendizagem, produzindo o Blog do Portfólio de Aprendizagem. Construi meu blog, mas sempre na incerteza se estava conseguindo atingir os objetivos propostos na atividade.
Mas o resultado final foi excelente, consegui com êxito alcançar os objetivos proposta nesta atividade, me saindo muito bem novamente na apresentação final do ano de 2007 e até os equipamentos funcionaram perfeitamente.