sábado, 9 de outubro de 2010

RETROSPECTIVA DO 5º SEMESTRE DO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTANCIA DA UFGRS.

Tenho buscado contribuir nas escolas em que trabalho como educadora através da minha participação nas reuniões administrativas e pedagógicas, com as aprendizagens adquiridas no curso de pedagogia.
Atualmente tenho mais conhecimento construído através das informações recebidas ao realizar analises e reflexões dos assuntos estudados nas interdisicplinas ao longo do curso, contribuindo para uma nova postura como profissional e como pessoa.
A interdisciplina de Psicologia da vida adulta contribuiu através das reflexões, leituras e atividades a conhecer um pouco mais sobre as fases da vida adulta. Da importância de se ter atitudes, com responsabilidade, serenidade e autonomia física e psíquica diante dos desafios da vida, demonstrando maturidade suficiente para enfrentar problemas e solucioná-los através de atitudes ponderadas e conscientes, principalmente quando desempenhamos o papel de educadora. A convivência em sala de aula nem sempre é fácil, pois convivemos com diferentes personalidades e realidades, onde muitas vezes aflora emoções fortes e sentimentos ambivalentes, com os quais não sabemos como lidar.
A relação do emocional se estabelece na convivência, na conversa, despertando diferentes tipos de comportamentos e reações, segundo Maturana e Zöller (2004 Apud Real, 2008, p. 4) “Ao viver, fluímos de um domínio de ações a outro, num contínuo emocionar que se entrelaça com nosso linguajar”. Percebo como as crianças sentem se estamos bem ou não, pois elas fazem uma leitura da nossa fisionomia, do nosso tom de voz e das nossas atitudes. Como educadores temos que ter cuidado com nossas ações, pois somos um exemplo para nossos educandos.
Aprendi como é importante as fases anteriores terem sido bem resolvidas, para que o adulto de hoje esteja preparado para enfrentar os desafios que vão surgindo nas demais fases da vida. Para não cometermos erros com nossos filhos e alunos precisamos entender e respeitar essas fases. Conforme Marques; Real e Picetti (2008, p.1)

"Em diferentes épocas da vida, seres humanos apresentam características diferentes. As várias etapas são marcadas por conflitos que lhe são próprios. Assim como a passagem da infância para a via adulta é marcada pelos conflitos da adolescência, a passagem da adolescência também se caracteriza por novas tarefas a serem realizadas. A cada passagem, há perdas, mas há ganhos. Para algumas pessoas predominam os sentimentos de perda e para outros predominam os sentimentos de ganho a cada etapa. Porém, o certo é que a passagem por cada etapa significa expectativas diferentes com relação à própria vida. "
Ao fazer uma reflexão sobre a contribuição da interdisciplina de Projeto Pedagógico em Ação na minha aprendizagem, descobri que a partir dos estudos realizados, comecei a desenvolver mais projetos de forma diferentes com os alunos, alguns do interesse dos alunos, outros direcionados para conteúdos a serem desenvolvidos. Sempre busquei oportunizar aos alunos aprendizagens significativas que despertassem o interesse dos mesmos, numa perspectiva de escola como espaço de aprendizagens, descoberta e inovações tanto do aluno como do professor. De acordo com Real (2008, p. 2)

"Nos PAs, o tema a ser estudado é levantado pelos alunos, de forma individual e em grupos, juntamente com os professores e a coordenação pedagógica. Na escolha dos assuntos, leva-se em consideração a curiosidade e os desejos dos aprendizes. As regras e diretrizes são elaboradas pelo grupo de alunos e professores. Ao professor cabe o papel de problematizador, de desafiador. O aluno é o agente do processo. A concepção presente é a da construção do conhecimento."

Continuo realizando projetos e trabalhos em grupo com os alunos e percebo o envolvimento deles, principalmente quando o assunto é do interesse deles e a formação dos grupos fica por conta deles. Eles elaboram regras e delegam tarefas entre si, realizando as atividades, pesquisando com interesse e entusiasmo. De acordo com Real (2008, p. 4) “Interagir em grupos enriquece o trabalho, pois cada um pode contribuir de maneira criativa e solidária para a realização de um projeto coletivo (uma rede) que, por sua vez, enriquece o pensamento e as relações entre os participantes.”
Dentro desta perspectiva de proporcionar aos alunos projetos de Aprendizagem significativa, torna-se importante a participação da comunidade escolar na construção do Projeto Político Pedagógico, para alcançar os objetivos pretendidos. Ao Fazer uma analise através dos estudos realizados nas interdisciplinas de Organização do Ensino Fundamental e de Organização e Gestão da Educação aprendi de como se faz importante a participação e fiscalização por parte da comunidade escolar na organização e gestão da escola. Ambas as interdisicplinas deixam clara essa importância.
As leituras e atividades contribuíram para a compreensão sobre o PPP e o Regimento Escolar, sendo esses instrumentos importantes para a transformação dos espaços de construção de uma escola democrática. No PPP estão expressos os objetivos e interesses de todos os segmentos da escola, e o Regimento Escolar é elaborado a partir dele, regulamentando a vida escolar: cada setor, como deve funcionar suas ações, suas organizações e suas gestões, para que se atinjam os interesses e objetivos em comum, respeitando a lei maior. Segundo Silva (2008, p. 1)

"É na construção do PPP que a comunidade escolar (Pais, Professores, Alunos, Funcionários) debate, discute e estabelece suas concepções de homem, de mundo, de sociedade, de conhecimento, de currículo, de avaliação e tantas outras, com o objetivo de criar referências e diretrizes próprias para as práticas que pretende implantar."

Através desta organização a escola ganha força e autonomia nas tomadas de decisões, na busca por recursos e nos critérios e utilização dos mesmos, como na organização de um ensino de qualidade, respeitando a realidade da comunidade local e as expectativas dos pais para a formação de seus filhos.
Como educadora ao planejar e avaliar diária a aprendizagem, eu procuro ter um olhar diferenciado e individualizado do aluno, respeitando as diferenças e o ritmo de cada um, tornando-se necessário buscar conhecimento, para qualificar minha prática pedagógica em sala de aula. Principalmente porque atualmente estamos recebendo alunos portadores de necessidades educacionais especiais com diferentes diagnósticos médicos, além dos casos de alunos que já temos na escola, que apresentam dificuldades na aprendizagem.
Os educadores precisam dar uma atenção especial e individual aos educandos, pois devemos assegurar as condições necessárias para que todos tenham acesso a uma educação de qualidade, respeitando as diferenças sejam elas quais forem. Segundo Silva, (2008, p. 1)

"O mesmo percurso deverá ser seguido para compor outras propostas curriculares específicas para o atendimento escolar de pessoas portadoras de deficiência, de povoamentos indígenas e de jovens e adultos que iniciam ou retornam à vida escolar. Sempre encabeçados, conforme cada caso, pelas diretrizes da educação infantil ou do ensino fundamental, os PPPs e um de seus desdobramentos que é o Plano de Estudos precisam ser complementados e enriquecidos pelas diretrizes específicas, a fim de garantir um atendimento justo e de qualidade para todos os alunos."

Nas escolas em que atuo procuramos contemplar na construção do Projeto Político Pedagógico, assim como no Plano de Estudo e no Plano do Professor, a maioria das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Nosso foco permanece buscando continuamente uma escola de qualidade para todos, através da construção contínua de uma Gestão Democrática, com a participação efetiva de todos os segmentos da comunidade escolar.



REFERÊNCIAS



MARQUES, Tania Beatriz Iwaszko., REAL Luciane Magalhães Corte, PICETTI, Jaqueline dos Santos. Introdução à Psicologia da Vida Adulta. 2008

REAL, Luciane Corte. Transformações na Convivência Segundo Maturana. 2008

REAL, Luciane Corte. Aprender com os outros interagindo nos projetos de aprendizagem. 2008

SILVA, Maria Beatriz Gomes da - Os Sistemas de Ensino e a Articulação entre as Diretrizes curriculares. 2008

SILVA, Maria Beatriz Gomes da – Organização Curricular da Escola e Avaliação da Aprendizagem. 2008. Disponível em:
http://www.pead.faced.ufrgs.br/sites/publico/eixo5/organizacao_escola/modulo2/texto_base.pdf acesso em 09/10/2010

Nenhum comentário: