UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA- ENSINO A DISTÂNCIA
Disciplina: Seminário Integrador IV
Pólo de São Leopoldo
Aluna: Valéria Pereira de Souza
Plano Individual de Estudos
Qualidade de vida
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA- ENSINO A DISTÂNCIA
Disciplina: Seminário Integrador IV
Pólo de São Leopoldo
Aluna: Valéria Pereira de Souza
Plano Individual de Estudos
Qualidade de vida
PRAZO DE EXECUÇÃO:
Será desenvolvido no decorrer do ano letivo, podendo entender-se nos anos seguintes.
OBJETIVO GERAL:
Propiciar a interação e o contato dos alunos na busca de conhecimento, sobre o meio ambiente, ampliando o interesse na busca e incentivo as atitudes positivas com relação à qualidade de vida, estudando as condições necessárias para a manutenção da saúde nas diferentes fases da vida, pensando e agindo de forma que torne o Planeta Terra um Planeta sustentável.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Promover o contato dos alunos com materiais relacionados ao assunto em questão.
Organizar eventos que disponibilize atividades relacionadas ao meio ambiente e qualidade de vida.
Elevar a auto-estima, desenvolvendo a capacidade crítica e de observação, valorizando a disciplina, a solidariedade e cooperação mútuas, além do resgate de valores para a vida pessoal e em sociedade.
Refletir sobre a problemática das questões ambientais que o nosso Planeta está enfrentando.
Promover oportunidades de discutir e aprofundar sobre a questão da preservação da vida.
Buscar a participação e envolvimento da família e pessoas da comunidade nas atividades desenvolvidas na escola sobre meio ambiente, produção e consumo sustentável.
Desenvolver na escola uma horta orgânica, jardim e arborização consciente de forma sustentável.
Aproveitar e reaproveitar os alimentos da horta escolar.
Promover o gosto por uma alimentação saudável.
Desenvolver atitudes adequadas de saúde e higiene.
Despertar a sensibilidade sobre o ambiente natural, modificado ou transformado pela ação humana.
Reforçar atitudes positivas com relação à qualidade.
JUSTIFICATIVA:
Neste semestre, me identifiquei com a proposta da disciplina de Representação do Mundo pelos Estudos Sociais, com o que venho desenvolvendo nas minhas aulas de Educação Ambiental e com o grupo de Guardiões Ambientais.
Nossa vida é um processo contínuo de aprendizagem, conhecer o lugar em que vivo e outros lugares do mundo, histórias de pessoas que, como eu, também fazem história. História não é só passado, mas um conhecimento dele que nos permite vivenciar e construir o presente com o olhar no futuro com melhor qualidade de vida. Sentido a necessidade de aprofundar mais sobre o assunto, optei por desenvolver meu plano individual de estudos relacionado à “Qualidade de Vida”, melhor para mim e para os alunos com quem compartilho momentos de estudos.
ESTRATÉGIA DE AÇÃO:
Diálogo e reflexão sobre qualidade de vida.
Incentivo e promoção de momentos de estudo e pesquisa entre os professores e alunos integrando-os na busca de conhecimentos.
Promovendo saúde através da nutrição com uma alimentação saudável.
Troca de informações com professores de outras áreas e vivenciar a relação teoria-prática.
Produção e consumo de uma horta orgânica auto-sustentável.
Aulas teóricas, expositivas e práticas, com pesquisas, observações, trilhas e visitas buscando conhecimentos para aplicar na horta, jardim e arborização da escola.
Oficinas de compostagem, semeadura, plantio e colheita.
Culinária de aproveitamento e reaproveitamento dos alimentos produzidos na horta escolar.
Separação do lixo inorgânico e orgânico e o reaproveitamento dos mesmos nas oficinas.
Oficinas para a comunidade escolar sobre a melhor utilização dos alimentos produzidos na horta, para que não haja desperdícios.
Convite as famílias e a comunidade escolar para participar de algumas atividades, dividindo responsabilidades e promovendo a integração.
Palestras de sensibilização para conscientização das doenças que o acumulo de lixo trazem, causando prejuízo à saúde, como por exemplo, a Dengue etc.
Momentos avaliações constantes do andamento do plano de estudo, se está atingindo os objetivos propostos.
RECURSOS:
Livros de pesquisa;
Livros didáticos;
Jornais;
Vídeos;
Sites que tratem do tema e possam ajudar nas pesquisas e no trabalho;
Televisão;
Laboratório de Informática;
Transporte para visitas, passeios e trilhas;
Planilhas com datas e locais da realização de atividades;
Materiais de uso comum, sucatas e materiais usados nas oficinas;
Estante com livros sobre os assuntos em questão, para troca e empréstimos, a fins de estudos e aquisição de conhecimentos.
Outros recursos que forem sendo necessários para o bom andamento das atividades.
EVIDÊNCIAS DE APRENDIZAGENS:
As evidências da minha aprendizagem se comprovarão na medida em que forem se realizando as atividades conforme os objetivos propostos.
O que poderá ser acompanhadas através de um blog que pretendo construir com os alunos, contendo informações sobre as atividades desenvolvidas e atualizadas conforme o andamento do processo, para divulgações e consulta dos envolvidos e a quem interessar.
AVALIAÇÃO:
Será através da auto-avaliação com momentos de reflexão, sendo satisfatória se os objetivos forem alcançados.
A avaliação será constante na busca de fazer o melhor, através da observação dos erros e dos acertos e aprendendo com os mesmos, desenvolvendo o trabalho proposto com comprometimento.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (Temas Transversais - Meio Ambiente e Saúde.)
CARTILHA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL - Sapucaia do Sul.
CALENDÁRIO ECOLÓGICO – 2005 a 2015 – Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável.
AGENDA 21.
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