sábado, 26 de abril de 2008

APRENDENDO MATEMÁTICA BRINCANDO

Aplicando a aprendizagem adquirida através das leituras e sugestões de atividades desenvolvidas na disciplina de matemática, com os alunos da Educação Infantil.





BRINCANDO DE COMERCIANTE

Convidei os alunos da Educação Infantil para brincarmos de mercado, onde faríamos vendas e compras. Eles gostaram da idéia, na conversa decidimos que seria uma ferragem, pois tínhamos brinquedos de plásticos imitando ferramentas e parafusos. Pegamos umas cestas em forma de prateleiras e montamos uma ferragem, colocamos uma mesa que seria o balcão, colocamos uma caixa, para guardar os dinheiros, um telefone e um teclado de computador, nossa ferragem era chique tinha tudo isto. Questionei se eles conheciam os números de um a cinco, eles demonstraram que sim. Combinamos que os preços das mercadorias seriam de um a cinco, confeccionamos as etiquetas com o preço de cada ferramenta, inclusive balde, fizemos fichinhas de um a cinco que seria o dinheiro. A confusão é que todos queriam ser o dono da ferragem e vender. Chegamos à conclusão que não daria tempo de todos serem o dono, pois tínhamos passeio logo depois, em tão resolvemos que seria a colega Kassiane que estava de aniversário a dona da ferragem e que faria as vendas. Em outro dia nos iríamos brincar de novo, dando a oportunidade dos outros serem os donos também.
Eu observei que eles gostaram da idéia e que na brincadeira eles se divertiram, todos foram os clientes da loja, fizeram compras e trocaram seus dinheiros por mercadorias, recebendo a diferença de volta.. E por incrível que pareça eles desse tamanhinho já sabem comprar e realizar cálculos, nos valores que combinamos até cinco, sabendo quanto eles tinham de dar em dinheiro e o troco que tinha que receber de volta. Eu acho que eles compram muito sacolé, com os trocos que recebem dos pais. No barzinho da escola eles compram merenda e recebem o troco. Estando familiarizados com os valores que eles movimentam, mesmo que seja pouco este valor.
As alterações que eu faria, seria escolher uma tarde só para esta brincadeira, montar mais lojas com eles, tipo uma rua de comércio com vários tipos de lojas. Exemplo uma ferragem, uma loja de roupas de bonecas, uma loja de brinquedos, uma livraria e um posto de abastecimento, explorando os materiais que temos na sala e até um mercado e uma farmácia com mercadorias de sucata. Com isto o rodízio seria maior, onde todos poderiam ser uma vez vendedor outra vez cliente. Confeccionar mais dinheiro de mentira e mais etiquetas de preço.
Eu sempre gostei de explorar o lado lúdico para desenvolver a aprendizagem. Pois acredito que a criança aprende brincando e imitando o mundo adulto.



2 comentários:

Rose tutora EAD disse...

Olá Váleria!Espero que tudo esteja ótimo!
Muito interessante a iniciativa que tiveste em fazer teus alunos da pré- escola vivenciar um dia de compra e venda, criando um estabelecimento comercial, onde para ter maior contribuição foi necessário eles saberem comprar e darem o troco, pois essa situação é o cotidiano deles. Percebo que cada vez mais estás envolvida com o curso, explorando as idéias que têm surgido e criando em cima delas.
Sugestão, procura relacionar as interdisciplinas, pois, assim teu portfólio ficará mais rico.
Qualquer dúvida entre em contato!
Um abraço, Rose

Leonardo Porto disse...

Prezada Valéria,

você relatou muito bem a atividade realizada com os alunos, com muitos detalhes, o que é ótimo, mas faltou uma reflexão sobre a atividade. Você não precisa refazer esta postagem, mas pense nisso para as próximas.
Leonardo.