sábado, 10 de novembro de 2007

SOLTANDO PIPA NO FESTIVAL DE PANDORGAS


O brincar não termina quando a infância acaba
Na interdisciplina de Ludicidade e Educação podemos perceber a importância do brincar desde a infância até a fase adulta, através das leituras e da entrevista da profª Tânia Ramos Fortuna ao Programa Comportamento da TV COM.

A sociedade moderna nos tirou o prazer da atividade lúdica, não nos deixando ser agentes da ludicidade, mas meros assistentes passivos, que “têm” prazer através das realizações daqueles “atores” que vivenciam as novas e as nossas emoções, deixando-nos cada dia mais estressados, neuróticos e apáticos, sentados em nossos sofás e assistindo o “fazer criativo” dos outros, cheguei a esta conclusão lendo o texto de Euclides Redin.
Mas quando temos oportunidade de soltar nosso lado criança, brincamos como se fossemos criança, liberando as emoções e nos envolvendo, participando de atividades lúdicas. Um exemplo disso: Eu vou soltar pipa com alguns alunos no morro do chapéu em Sapucaia do Sul, no Festival de Pandorgas. No ano passado soltei a minha pipa junto com eles, e como me diverti! Hoje dia 09/11/2007, já confeccionamos lindas pipas para concorrer, já estamos com os lanches prontos, além de empinar pipas vamos fazer piquenique, trilha na mata e no morro.
Eu particularmente como professora das séries iniciais, procuro trabalhar na ludicidade explorando tudo que é possível. Quase sempre me divirto brincando junto com os alunos cantando, dançando confeccionando, criando com sucata, fazendo trilhas e soltando pipas.
É sempre viável oportunizar espaços e momentos lúdicos, bastando ter boa vontade e romper com os padrões tradicionais que bitolam e “engessam” crianças e adultos.
Brincar é fundamental enquanto se brinca se resolvem conflitos, se libertam fantasias e se transformam mundos.
CONFECCIONANDO PIPAS









OLHA EU AI E ALGUNS ALUNOS SOLTANDO PIPA NO MORRO DO CHAPÉU

Um comentário:

Leonardo Porto disse...

Prezada Valéria,

como sempre você está fazendo um excelente trabalho! Para auxiliá-la eu lhe daria a seguinte sugestão:
tente analisar a própria aprendizagem: crie duas Valérias, uma , a aluna do PEAD, outra, aquela que vai analisar a aluna do PEAD.
Leonardo.