
Foi escolhido este dia, em homenagem ao pioneiro ambientalista Henrique Luiz Roessler, nascido em l6 de novembro de 1896. Ele dedicou a sua vida em defesa do meio ambiente no Rio Grande do Sul.
Ao trabalhar com os alunos o Dia do Rio dos Sinos, resolvi explorar a música de Herrmann, Beto “Rio da Vida," que fala sobre o Rio dos Sinos, cantando e criando uma coreografia conforme a letra. Procurando explorar o que aprendi nas disciplinas de Música na Escola e Teatro.
Lendo o texto Porque você ouve tanta porcaria? De Ávila, Alison, Revista Aplauso, Porto Alegre, ano 3, nº. 22, 200. Conforme o autor “Por que os professores não tomam novas iniciativas?” “muitas vezes, para se conquistar ouvintes, basta apresentar-lhes a música.” Sempre procuro trabalhar com os alunos músicas que tenham ritmo, melodia e uma letra que transmite algo educativo. Diferente do que eles estão acostumados a ouvir, músicas vulgares e pobres. Conforme a professora Caldas, Rosa Maria da disciplina de Música “não adianta só apresentar a música, precisa-se fazer com que os alunos observem com atenção o ritmo, a melodia, os instrumentos e a harmonia.”
E ao criar uma coreografia, estou oportunizando aos alunos movimentar-se seguindo um ritmo, expressando e transmitindo a mensagem da música. Criança é movimento. Segundo Fuchs, Ana Carolina Muller no texto Formas de abordagem dramática na educação “O Movimento Criativo se apóia na experiência do movimento expressivo, principalmente no que se refere à dança e ao teatro.”
Meus alunos cantando e apresentando a coreografia conforme a letra da música.



Nenhum comentário:
Postar um comentário