segunda-feira, 19 de novembro de 2007

O FUTEBOL

FUTEBOL É UM JOGO?


Refletindo sobre a atividade da disciplina de Ludicidade e Educação e retornando a leitura do texto sobre Conceito de jogo - brinquedo - brincadeira de Sá, Neusa Maria Carlan.

“Negrine (1994) diz que jogar não é apenas uma atividade e sim uma atitude que emana uma vivência de sentimentos e sensações que nos fazem desvendar significados e tomar decisões.”
Sendo assim futebol é um jogo, ele proporciona a liberação dos sentimentos, extravasando angustias e colocando pra fora, suas mais inquietantes emoções. Há o convívio da alegria imensa do gol marcado, como da frustração do gol sofrido, sendo uma arena para aflorar os mais diversos sentimentos.
Em contraponto, o mesmo autor em 2000 afirma que “nem toda a atividade que a criança realiza deve ser considerada como jogo, pois para ele, o jogo pressupõe representação simbólica.” Neste sentido o futebol é tido apenas como uma atividade, sem representação simbólica.
Nas turmas que atendo de 1º ano, 2º ano e Segunda série, percebo claramente a organização espontânea dos meninos e meninas quando proponho o futebol: eles se subdividem, formam os times, dividem os lados e escolhem o juiz numa espécie de euforia harmoniosa para que tudo corra dentro das regras, mas de forma prazerosa.
O jogo não fica restrito só ao mundo infantil, o adulto também vive o lúdico e satisfaz certas necessidades através do jogo e da brincadeira, “o brincar não termina quando a infância acaba,” conforme a entrevista da Profª Tânia Ramos Fortuna ao programa da TV COM.



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