sábado, 11 de setembro de 2010

RETROSPECTIVA DO 1º SEMESTRE DO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTANCIA DA UFGRS.

No segundo semestre de 2006, estava começando a minha vida acadêmica na Universidade Federal do Rio Grande do sul, no curso de Pedagogia à distância no pólo de São Leopoldo.
Lembro que após passar a empolgação de estar realizando um sonho, percebi que enfrentaria muitas dificuldades. Uma delas seria me adaptar a uma nova tecnologia (computador e internet), que não fazia parte da minha vida.
No decorrer do primeiro semestre do curso de pedagogia, fui superando minhas dificuldades e aprendendo, através da interdisciplina de Educação e Tecnologias da Informação e da Comunicação, a explorar e utilizar o computador, seus recursos e a internet. O que muito auxiliou no desenvolvimento da demais interdisciplinas desse semestre e dos próximos semestres. Também através dessa aprendizagem consegui acompanhar melhor meus filhos nesse mundo virtual, onde os pais devem estar atentos aos ambientes em que os filhos costumam navegar, orientando-os a utilizar a internet de forma segura, sem cair em armadilhas.
Na minha vida profissional observei que passei a contribuir muito mais com o meu grupo de trabalho, trazendo para os diálogos as leituras realizadas, na interdisciplina de Escola, Cultura e Sociedade – Abordagem Sociocultural e Antropológia, por exemplo, sobre: Construção de concepções de mundo: sob a perspectiva Marxista, Weberiana e positivista da educação. Também sobre A Educação: políticas públicas e desigualdade no Brasil. Refletindo sobre o que significa trabalho docente através das idéias de Tardif (2003).

“Constata-se, portanto, que a maioria das pessoas que se interessam pelo ensino fala, sobretudo, e até exclusivamente, daquilo que os professores deveriam ou não deveriam fazer, ao invés de se interessar pelo que fazem realmente." (p. 3).

"O problema principal do trabalho docente consiste em interagir com alunos que são todos diferentes uns dos outros e, ao mesmo tempo, em atingir objetivos próprios a uma organização de massa baseada em padrões gerais". (p. 24).

Na interdisciplina de Escola, Projeto Pedagógico e Currículo foi abordada essa temática sob uma perspectiva dinâmica, a partir de diferentes enfoques teóricos, relacionando-os com a nossa prática cotidiana. Nas reuniões pedagógicas também levei alguma leituras para estudos e reflexões junto com o grupo de professores o que foi muito bem aceito. Destaco aqui um trecho de uma das leituras que levei para reflexão. Certezas nem tão certas de Arroyo (2000).

“Tenho percebido que quando renovamos métodos, currículos, entendidos como os conteúdos da docência a categoria não se sente tão tocada como quando renovamos estruturas de trabalho, tempos e espaços, por quê? Por que os métodos e conteúdos acidentais à nossa docência? Não. Mas porque eles não tocam tão de perto, ou não chegam a esse recinto "sagrado" de nossos valores e nossas crenças profissionais, não afetam essa profundidade, o que somos, fazemos, o como nos relaciona­ mos, como nos afirmamos. Entretanto, inovar as lógicas e as estruturas do sistema escolar afeta as relações de trabalho, a propriedade de cada área e disciplina, o domínio de nossos tempos, a propriedade de nossos espaços, a relação com os colegas, com a direção e com os educandos.”(p.01)

Também através da interdisciplina de Educação e Tecnologias da Informação e da Comunicação, aprendi a explorar e utilizar o computador, seus recursos e a internet, o que facilitou meus estudos e também desenvolver trabalhos com os alunos, buscando assuntos de interesse dos mesmos, referente ao que estamos trabalhando em sala de aula.
No laboratório de informática com os alunos desenvolvendo atividades.

Também explorando outros recursos, como por exemplo, produção de slides, criação de blog da turma. O que pode ser visitado neste endereço: http://brincardeblog.blogspot.com/


REFERÊNCIAS

ARROYO, Miguel G. Ofício de Mestre: Imagens e Auto-Imagens. 2.ed. Petrópolis, RJ. Vozes, 2000. Disponível em
https://www.ead.ufrgs.br/rooda/aulas/abrirArquivo.php/turmas/3184/atividades/7744/texto_arroyo.htm acesso em 11/09/2010
TARDIF, Maurice. O trabalho docente, a pedagogia e o ensino. In Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2003. Disponível em: http://www.ufrgs.br/tramse/pead/textos/tardif.rtf

2 comentários:

Catia Zílio disse...

Olá Valéria!
Para mim, que acompanho teu blog há cerca de dois anos, é visível a qualificação dos teus registros aqui no Portfólio de aprendizagens.
Ao ler esta tua postagem, mais do que questões técnicas de formatação das referências, é possível perceber teu aprofundamento teórico e a desenvoltura com que o articulas com tuas práticas.
Parabéns!!!!

Catia Zílio disse...

Olá Valéria!
Para mim, que acompanho teu blog há cerca de dois anos, é visível a qualificação dos teus registros aqui no Portfólio de aprendizagens.
Ao ler esta tua postagem, mais do que questões técnicas de formatação das referências, é possível perceber teu aprofundamento teórico e a desenvoltura com que o articulas com tuas práticas.
Parabéns!!!!