segunda-feira, 7 de setembro de 2009

DESCOBRINDO A PEDAGOGIA DE COMÊNIO.

Ao realizar as leituras dos textos propostos pela interdisciplina de Didática, Planejamento e Avaliação do Curso de Pedagogia a Distância da UFRGS. Percebo e encontro no meu cotidiano escolar alguns elementos importantes da pedagogia do Comênio.
Na escola em que trabalho há espaço e momentos de diálogo, ouvir música e dança na sala de aula, recreação e brincadeiras no pátio e na pracinha; leituras na biblioteca, filmes na sala de vídeo e aulas de teatro no auditório. Busco alternar esses espaços e momentos com as demais atividades cognitivas, para que a aula não se torne cansativa e monótona. Conforme Comênio (Didática Magna, 1657, cap. 15), apud de DOLL devemos “alterar o trabalho com descanso através de conversa, brincadeira ou música”.
Ao elaborar as aulas, procuro levar em consideração as necessidades e a capacidade dos alunos, respeitando o ritmo de cada um, valorizando e usando como ponto de partida o que o aluno já sabe, incentivando a troca de saberes entre os alunos, isto é, um ensinado o outro. Segundo Comênio (Didática Magna, 1657, cap. 16, 17 e 18), apud de DOLL "chama a atenção para respeitar a capacidade de compreensão do aluno, não sobrecarregar as aulas, progredir do fácil para o difícil, cuidar da motivação dos alunos, animar os alunos a ensinarem uns aos outros”.
Na minha prática pedagógica elaboro atividades que envolvam todos os alunos, mesmo os de inclusão, buscando um ensino de qualidade para todos. De acordo com Comênio (Didática Magna, 1657), apud de DOLL “a importância da educação para o ser humano exige uma educação para homens e mulheres e para todos os grupos sociais”.
Geralmente, tenho bom relacionamento com os alunos, o que facilita a aprendizagem e ao desenvolver as atividades parto do concreto para o abstrato através da observação, da vivência e da experimentação. Segundo Comênio (Didática Magna, 1657, cap. 18 e 19), apud de DOLL, a aprendizagem deve começar “a partir dos sentidos, da percepção, da experiência do aluno, e não a partir de teorias abstratas”.
Aprendi ao ler os textos sobre a pedagogia de Comênio, que os profissionais da educação precisam fazer uma releitura da “Didática Magna” para que os professores ensinem menos e os alunos aprendam mais. Que através de um bom relacionamento entre professores e alunos a aprendizagem irá fluir melhor. Também, devemos resgatar sugestões de Comênio que se enquadrem no contexto atual. Pois, através da leitura percebi a importância dos mesmos e que alguns elementos desta pedagogia, já utilizo na minha prática pedagógica. Mas sinto que ainda preciso aprimorar meu planejamento pedagógico para torná-lo mais qualificado.
REFERÊNCIA


DOLL, Johannes; ROSA, Russel Teresinha Dutra da. A metodologia tem história. In:
_______ (orgs.). Metodologia de Ensino em Foco: práticas e reflexões. Porto Alegre:
UFRGS, 2004, p.26-29.
FOTOS DE MOMENTOS DE OBSERVAÇÃO, DE DESCONTRAÇÃO E DE LEITURA:



















Um comentário:

Catia Zílio disse...

Cara Valeria!
Tua postagem está bem estruturada e articula elementos teóricos e com tuas experiências práticas. As fotos são boas evidências do trabalho que realiza em tua sala de aula, entretanto poderias ter explorado mais as imagens acrescentando legendas às mesmas ou articulando de forma mais direta com tua escrita. Veja que a forma de apresentação de tua postagem texto e fotos não estão interligados.
Outro ponto que destaco deste teu registro é a tua proposta de incentivar "a troca de saberes entre os alunos", então que tal visitar os portfólios das colegas para dialogar e trocar com elas. Indico os links abaixo, mas podes acessar os espaços de outras colegas também.
*http://peadportfolio156760.blogspot.com/2009/09/o-que-queroonde-quero-chegar.html
*http://peadportfolio156788.blogspot.com/2009/09/educacao-caminha-passos-curtos.html
Abraços, Cátia