terça-feira, 29 de setembro de 2009

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Aprendi com Kleiman que a escola é um espaço caracterizado por diferentes linguagens e culturas que entram em conflito, sendo necessário o envolvimento de professores, pais e alunos na busca por uma autonomia, dentro de uma prática pedagógica que venha resgatar a alfabetização e o letramento de uma forma mais ampla.
Mas o que ocorre na prática é uma alfabetização voltada à decodificação de letras e palavras, o que não prepara o aluno para a compreensão da leitura e da escrita, sendo que as questões sociais relativas à vivência e individualização de cada sujeito, são complicadas e exige uma parada para se re-avaliar e principalmente se reciclar quanto a estes novos estudos sobre alfabetização. Segundo o autor o conhecimento que o aluno traz não é explorado adequadamente pela escola.


[...] os sistemas abstratos de cálculo mate­mático utilizados pelas crianças para desempenhar tran­sações ligadas à sobrevivência, desenvolvidos coletivamente, primeiro através da observação dos adultos, e depois através das interações com os fregueses, são extremamen­te eficientes, porém muito diferentes dos sistemas utiliza­dos pela escola no processo de alfabetização. Carraher & Schliemann (1988) apud de KLEIMAN, 2006.


O conhecimento se dá nas relações de interação, onde professores e alunos se fazem presentes como autores ativos dentro do seu contexto social, sendo necessários que as dimensões sociais, culturais, políticas e econômicas da vida quotidiana estejam presentes na escola. Para que se dê a alfabetização e o letramento.


REFERÊNCIA


Texto: Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola – Kleiman, 2006 – in http://www.pead.faced.ufrgs.br/sites/publico/eixo7/linguagem/

3 comentários:

Giselda Correa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Giselda Correa disse...

Oi Valéria... Trazes a questão da escola trabalhar apenas com um tipo de letramento, a alfabetização e dentro disto colocas a “necessidade do envolvimento dos professores, pais e alunos na busca por uma autonomia, dentro de uma prática pedagógica que venha resgatar a alfabetização e o letramento de uma forma mais ampla”. De que forma a escola esta se mobilizando para que aconteça este envolvimento alunos x pais x professores, a fim de que aconteçam tais mudanças? E você como educador, esta preparado para o desafio destas novas práticas pedagógicas ? São questões a serem pensadas!! Abração pra ti. Gi

Luciane Machado disse...

Valéria,a postagem sobre educação está boa, porém tendo que fazer mais reflexões sobre o que escreve.Em relação a EJA, posso até pegar o ítem que fala sobre considerar as experiências dos alunos, mas sabemos que a Eja tem outras funções que não abordaste.Que experiências tens com a Eja, ou não tem e que relações fazes com os textos, parecer CEB 11/2000 com a tua vida acadêmica e profissional, o que mudou ao ler os textos e as interações com os colegas?Beijos.