quinta-feira, 30 de abril de 2009

CONSTRUINDO A INSERÇÃO DA HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENA, ATRAVÉS DE VIVIENCIA DE UMA TRIBO.




Fotos tiradas no Museu Histórico Visconde de São Leopoldo


Participei recentemente de um Ciclo de Palestras no Museu Histórico Visconde de São Leopoldo sobre “Índios, escravos e imigrantes: agentes históricos do RS”. Estas palestras vieram contribuir para o estudo e as atividades que estou realizando na interdisciplina de Étnico-Raciais do Curso de Pedagogia a distância da UFRGS.
Estou com muita expectativa sobre a atividade didático-pedagógica, contemplando a diversidade étnica e racial, da interdisciplina de Étnico-Raciais na proposta e planejamento, para duas aulas (8 horas) com uma turma de alunos, na escola em que atuo.
Apresentei a proposta de trabalho, para a equipe diretiva da escola, aprovaram e gostaram muito, tanto que as aulas que seriam desenvolvidas com uma turma de alunos vão ser desenvolvidas com todas as turmas da escola, e acredito que serão necessárias mais aulas do que as previstas no planejamento, lógico que a escola tem poucos alunos, distribuídos em duas turmas de Educação Infantil, uma turma de 1º, 2º, 3º e 4º ano e uma turma de 4ª e 5ª série do ensino fundamental.
Estou propondo para as aulas a temática: Construindo a inserção da história e cultura indígena, através de vivências de uma tribo. Percebo a necessidade de aprofundar-mos mais sobre esta questão, pois conforme as autoras nós não abordamos adequadamente a diversidade étnica na escola.

"Normalmente, quando a diversidade étnica é abordada na escola é mencionada a italiana, a alemã, a polonesa, ficando em segundo plano a portuguesa e com esta a açoriana, a africana e, sobretudo a indígena. Parece que nossas crianças, nossos jovens, nossos adultos não possuem ancestralidade indígena, tendo os cabelos lisos, a pele rosada, um jeito alegre e simples de ser e estar". Petersen, Bergamaschi, Santos.

Primeiro momento será a preparação de uma semana com pesquisa e atividades sobre o modo de vida do índio antes do contato com os brancos e após este contato, e como eles vivem agora. O seu modo de ser comparando com o nosso. O que eles já incorporaram no seu modo de vida através da influência das outras etnias e qual a influencia cultural e tradicional que nós também incorporamos na nossa cultura e tradição a partir da influência indígena. Sendo que o Brasil e não menos o Rio Grande do Sul tem grande diversidade étnica e racial.
Segundo momento será a visita de uma tribo indígena, na nossa escola com seus artesanatos, danças, músicas, brinquedos e brincadeiras de crianças indígenas.
Terceiro momento será a nossa visita na tribo para conhecermos sua aldeia, seus costumes e sua escola, levaremos alguns brinquedos e brincadeiras dos nossos alunos, para este intercambio cultural.
Com as reflexões sobre as leituras dos enfoques temáticos e também com as informações do ciclo de palestras e das leituras de outras fontes de pesquisa, estou construindo meu conhecimento sobre nossa diversidade étnica e racial.
Percebo que precisamos ampliar nossa percepção sócio-cultural em relação à história e cultura indígena, amparado na contextualização da lei 11645/08, pois só temos uma minoria de pessoas que não têm em seus ancestrais uma descendência de alguma etnia. A população brasileira se formou, a partir da misturas de raças, com suas características, suas culturas e suas tradições, conforme o autor em sua obra “O Povo Brasileiro”.

"O brasilíndio como o afro-brasileiro existiam numa terra de ninguém, etnicamente falando, e é a partir dessa carência essencial para livrar-se da ninguemdade de não-índios, não-europeus e não-negros, que eles se vêem forçados a criar a sua própria identidade étnica: a brasileira". Darcy Ribeiro (2000, p.131), apud Petersen.

Minha prática pedagógica em sala de aula fica mais rica, com os conhecimentos prévios sobre a temática a ser desenvolvida, pois posso levar informações e conhecimento, embasado na construção da minha própria aprendizagem construída a partir das fontes estudadas, referidas anteriormente.





REFERÊNCIAS



RIBEIRO, Darcy. O Povo Brasileiro: A formação e o sentido do Brasil. 16a ed. São Paulo: 2000.

PETERSEN, Ana Maria, BERGAMASCHI, Maria Aparecida, SANTOS, Simone Valdete dos - SEMANA INDÍGENA: AÇÕES E REFLEXÕES INTERCULURAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

2 comentários:

valeria disse...

As fotos são dos alunos com quem desenvolvo atividades, sou professora de projetos nas duas escolas em que atuo. Atendo da ed. infantil até o 4ºAno e 4ªSéries do Ensino Fundamental. Quando eu posto as fotos tem haver com os assuntos digitados ou com as atividades que estou desenvolvendo na interdisciplinas. Temos autorização dos pais para divulgar o trabalho realizado nas duas escolas.
Valéria Pereira de Souza

Catia Zílio disse...

Olá Valéria!
Já estou na expectativa da continuação desta tua postagem com o relato da atividade desenvolvida.
Parabéns pela iniciativa e riqueza desta proposta.
Abraços, Cátia