terça-feira, 4 de dezembro de 2007

ATIVIDADE LÚDICAS COM JOGOS






HORA DE BRINCAR NA SALA DE AULA



Convidei os alunos para brincar na sala de aula com os jogos, disponibilizando-os de modo que eles pudessem escolher e trocar de jogo e de grupo.
Através desta atividade livre, busquei proporcionar para os alunos o exercício do jogo pelo próprio prazer de jogar, sendo que o jogo também desenvolve a socialização da criança.
Neste momento lúdico, tive a oportunidade de observar a organização dos alunos durante as atividades, suas combinações, suas disputas pelo seu espaço no jogo, o que pode e o que não pode, o respeito pelas regras. Segundo Piaget, in Macedo, 2006, p.23“Através dos jogos, do sentido das regras e como as mesmas são inventadas ou retomadas e, em que condições, Piaget observou aquilo que as crianças organizavam entre si, isto é, uma moral de autonomia em que a cooperação e respeito mútuo são fundamentais.”
“Ao Jogar, o sujeito estabelece limites, regula o comportamento. Sem regras não há trabalho e sem trabalho não há regras. As regras são necessárias para que haja solidariedade e compartilhamento.”


Um comentário:

Rose tutora EAD disse...

Olá Valéria! Espero que tudo esteja jóia!
Teu bolg de aprendizagens está maravilhoso, organizado tens relatado com muita intensidade e criatividade tuas vivências com tua turma. Tuas evidências têm propriedades significativas e ao ler percebi que consegues envolver teus alunos em todas as atividades de maneira que eles sejam indivíduos atuantes para que tudo aconteça.
A linguagem que usas é clara e coesa demonstra bem teu envolvimento com o curso e o enriquecimento da tua prática pedagógica, que está cada vez mais diversificada como novas idéias e conhecimentos que tens buscado.
Como sugestão, poderias relacionar as aprendizagens das interdisciplinas demonstrando tuas experiências significativas. Assim, teu portfólio ficará mais rico em aprendizagens, experiências e transformações.
Parabéns, pelas significativas aprendizagens!
Qualquer dúvida estou a disposição aqui no pólo!
Um abraço, Rose