segunda-feira, 28 de junho de 2010

FINAL DE ESTÁGIO

Chegou ao final a minha prática de estágio, onde tive a oportunidade de desenvolver o projeto que elaborei pensado nas crianças de seis anos do primeiro ano. Percebi após observar e escutar as suas falas, que o interesse pelo brincar permeava entre eles, o que é natural dessa faixa etária, por isso a escolha do tema brincar para o projeto. Na minha prática pedagógica busquei proporcionar o contado com o mundo da leitura, da escrita e do letramento com momentos lúdicos, através de uma aprendizagem voltada para o brincar, de maneira diversificada, sabendo da importância do jogo simbólico, das brincadeiras de faz de conta, das brincadeiras espontâneas e da construção de brinquedos e de jogos no cotidiano da sala de aula. Assim também se dá minha aprendizagem no momento em que estou tendo a oportunidade de colocar em prática o que aprendi no curso de pedagogia à distância da UFRGS. O que contribuiu muito para a construção deste projeto, assim como na construção do meu processo de aprendizagem, buscando e encontrando subsídios nas teorias estudadas através das leituras e atividades desenvolvidas nas interdisciplinas da EAD.
Refletindo sobre este período de estágio constatei que a minha aprendizagem foi significativa, havendo uma mudança na minha prática pedagógica, reciclando e agregando novos conhecimentos aos velhos, inovando em novas estratégicas pedagógicas, utilizando novos recursos, por exemplo, a criação do blog da turma. Destaco a importância de buscar sempre uma formação acadêmica, para acompanhar as novas gerações, que dominam com facilidade a evolução rápida das tecnologias e que através delas recebem muitas informações. Atualmente o professor deve estar preparado, atualizado para ser mediador, orientando e intervindo na construção do conhecimento de seus alunos.
Analisando meu projeto e o processo de aprendizagem dos alunos, constatei também que foi significativa a aprendizagem para os mesmos, através do brincar, os objetivos propostos foram alcançados. Os alunos demonstraram isso através de suas participações com interesse, curiosidade e satisfação ao desenvolverem as atividades, brincando e expressando suas opiniões, seus pré-conhecimentos e os novos conhecimentos adquiridos nesta trajetória. Segundo Fortuna (2000, p. 09) “Uma aula ludicamente inspirada não é, necessariamente, aquela que ensina conteúdos com jogos, mas aquela em que as características do brincar estão presentes, influindo no modo de ensinar do professor, na seleção dos conteúdos, no papel do aluno.” Acredito que construímos nossa aprendizagem, através da brincadeira o aluno constrói seu aprendizado tanto no sentido pedagógico como no simples fato de brincar por brincar. Nesta caminhada junto dos alunos do primeiro ano, nós obtivemos sucesso nas situações de ensino/aprendizagem.


REFERÊNCIA


FORTUNA, T. R. Sala de aula é lugar de brincar? In: XAVIER, M. L. M. e DALLA
ZEN, M. I. H. (org.) Planejamento em destaque: análises menos convencionais. Porto Alegre: Mediação, 2000.

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