segunda-feira, 21 de junho de 2010

BLOG DA TURMA DO 1º ANO

Na escola em que trabalho e realizo meu estágio não temos acesso a internet e ao laboratório de informática o EVAM, só funciona no turno da manhã. Mesmo assim uso os outros ambientes da escola e busco utilizar outras tecnologias como estratégicas pedagógicas para introduzir os assuntos a serem estudados e desenvolvidos. Insatisfeita em não poder usar o computador e a internet na escola como uma ferramenta importante para a educação atualmente, resolvi criar um blog da turma, em casa fazendo uma retrospectiva das atividades realizadas durante o estágio, passando o endereço a suas famílias para que possam junto com seus filhos acessarem e visualizarem o trabalho desenvolvido em sala de aula. E assim indiretamente utilizar com os alunos esta tecnologia. Segundo Belloni,(1999, apud Damasceno)
“A Educação sempre foi e sempre será um processo composto de detalhes que se utiliza de algum meio de comunicação como instrumento ou suporte visando alcançar a qualidade no processo de ensino/aprendizagem e objetivando o melhor desempenho na ação do professor, na interação pessoal e direta com seu público.” “A educação é e sempre foi um processo complexo que utiliza a medida de algum tipo de meio de comunicação como complemento ou apoio à ação do professor em sua interação pessoal e direta com os estudantes”. (p.54).

Aprendi na interdisciplina de TICs (tecnologias da informação e da comunicação) do curso de pedagogia a distância da UFRGS, sobre a importância desta tecnologia para auxiliar no ensino e usá-la para comunicação, estudo, pesquisa, publicação de trabalhos entre outras aplicações no processo de ensino.
Para visitar o blog da turma de estágio, acesse o link: brincardeblog.blogspot.com/
REFERÊNCIA



BELLONI, Maria Luiza. Educação a Distância. 2ª. Ed. São Paulo: Editora Autores Associados, 1999. (p.53-77). Apud Damasceno In http://www.meuartigo.brasilescola.com/educacao/a-resistencia-professor-diante-das-novas-tecnologias.htm acesso em 20/06/2010.

Nenhum comentário: