segunda-feira, 3 de maio de 2010

APRENDIZAGENS FAZENDO A DIFERENÇA

Nesta semana que passou pude observar a diferença que a minha vida acadêmica está fazendo na minha vida profissional e pessoal. Quero salientar aqui a diferença na minha vida pessoal, se não fossem as aprendizagens que adquiri nos estudos realizados nas interdisciplinas do curso de pedagogia a distância da UFRGS, não teria como auxiliar meus filhos que estão iniciando suas vidas acadêmicas. Lembro-me de uma mãe, certa vez, que estava feliz porque tinha voltado a estudar e já conseguia acompanhar os estudos dos filhos (pequenos) na escola. Eu como tive a oportunidade de estudar concluindo o curso técnico e ensino médio (magistério), me sentia numa posição mais cômoda, pois para mim, sempre foi fácil ajudar e acompanhar meus filhos no início de seus estudos. Com o passar dos anos, eles também chegaram ao ensino médio e ingressaram no ensino superior. A partir de então, comecei a sentir dificuldades para acompanhá-los e ajudá-los, muitas vezes tendo que recorrer a outras pessoas, inclusive pagando por esses serviços. Estou fazendo uma retrospectiva, para melhor situar o leitor sobre o que estou escrevendo. Nesta semana, minha filha que está cursando design de calçado, precisou do meu auxílio em um de seus trabalhos, trocamos conhecimentos, idéias e informações. Assim como me senti ensinando também aprendi com ela, para Freire (2205, p. 39) “Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo”, o que mais uma vez comprova que a aprendizagem é um processo constante e que se dá numa relação de troca. Coloquei em prática o que aprendi ao longo do meu curso da EAD, tem sido para mim um curso de excelência, exigente, que nos cobra ao mesmo tempo em que incentiva, para que cada vez façamos o melhor. Assim como aquela mãe estava feliz, eu também fiquei feliz por conseguir contribuir com minha filha em seus estudos. Tenho certeza que as aprendizagens adquiridas vão fazer muita diferença ao longo de minha caminhada.
Tomando por base as leituras e reflexões feitas a partir das obras de Freire, autor no qual tenho buscado fundamentação percebi que minha aprendizagem está fazendo a diferença no dia a dia com os alunos, e isso pode ser constatado através da evolução de minha práxis pedagógica.
Para ilustrar esta última colocação, cito uma das aulas dessa semana, onde senti necessidade de novamente de recorrer à pesquisa, para não “barrar”, nem “esbarrar” na curiosidade dos alunos, por acreditar que é de fundamental relevância incentivar o senso de investigação e a capacidade de ir além do proposto na atividade. Isto eu também aprendi através das interdisciplinas do curso de pedagogia da EAD. A curiosidade dos alunos já havia sido provocada, através da construção do terrário, pois pegamos diversos bichinhos na horta e no jardim, ficando uma dúvida: havíamos pegado uma centopéia ou uma lacraia? Saímos do pátio e fomos investigar. Após a pesquisa descobrimos que o que tínhamos pegado não era nem centopéia, nem lacraia, mas um piolho de cobra. Esta situação de aprendizagem me remete a Freire, apud Semíramis, quando diz:

"Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. E cabe ao professor continuar pesquisando para que seu ensino seja propício ao debate e a novos questionamentos. A pesquisa se faz importante também, pois nela se cria o estímulo e o respeito à capacidade criadora do educando [...]" (Freire apud Semíramis, http://www.orecado.org/?p=23 acesso em 02-05-2010.)



REFERÊNCIAS



FREIRE, Paulo - Pedagogia do Oprimido, 17ª. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. (O mundo, hoje, v. 21)

Nenhum comentário: