segunda-feira, 5 de abril de 2010

INÍCIO DE UMA TRAJETÓRIA

A minha turma pintando o coelhinho de garrafa PET e num outro momento brincando, jogando e lendo (atividade livre no cantinho diversificado)
Estou iniciando uma trajetória de descobertas que envolvem inclusão na turma em que vou estagiar. Observando e analisando o ambiente da sala de aula e o comportamento dos alunos, sinto a necessidade de retomar as leituras e atividades realizadas na Interdisciplina de Educação de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais, referente à unidade 5 – Autismo, do Curso de Pedagogia a Distância da UFGRS. Considerando o perfil da turma e a presença de uma criança com necessidades educacionais especiais, percebo que terei grandes desafios especialmente quanto às práticas pedagógicas que terei de adotar para que realmente aconteça a inclusão desta criança para que possa interagir em todos os momentos com os demais colegas, buscando uma educação de qualidade para todos. O que mais chamou minha atenção na leitura realizada foi a afirmação da autora sobre a importância das crianças com autismo terem oportunidade de interagir com outras crianças numa sala de aula regular.
"Muitas vezes a ausência de respostas das crianças deve-se à falta de compreensão do que está sendo exigido e não de uma atitude de isolamento e recusa proposital. A contínua falta de compreensão do que se passa ao redor, aliada à escassa oportunidade de interagir com crianças “normais” é que conduziria ao isolamento, criando dessa forma, um círculo vicioso." (BOSA, p. 09)
A adaptação está sendo complicada e desafiadora para nós: professores e alunos, equipe diretiva e funcionários. Temos buscado entender e compreender o que se passa com esta criança, pois ela não se expressa verbalmente, demonstrando sentimentos de alegria, tristeza, descontentamento ou agressividade através de suas atitudes. Pouquíssimas vezes ela interagiu com os demais colegas. Estamos vivenciando neste 1º momento um processo de construção e reestruturação dos planos pedagógicos para melhor qualificar nossa prática, visando, sobretudo realizar um bom trabalho que consiga inserir esta criança à escola fazendo com que a inclusão se dê, de fato.


REFERÊNCIA

BOSA, Cleonice - Autismo: Atuais interpretações para antigas observações - Curso de extensão promovido pela SEC/RS em convênio com a faculdade de Educação, Medicina e Psicologia da UFRGS. IN http://www.pead.faced.ufrgs.br/sites/publico/eixo6/necessidades_especiais/palestracleonice.pdf

2 comentários:

valeria disse...

Oi! Cátia que bom nos encontrarmos novamente neste espaço. Sim, sou eu mesma que tiro as fotos da escola e de outros momentos.
Beijos... Valéria

Catia Zílio disse...

Olá Valéria!
Tenho percebido um grande avanço na qualidade de tuas postagens, a medida que busca referenciais teóricos para embasar tuas reflexões. As imagens que complementam tuas posategens tem sido mais um elemento para enriquecer teu texto escrito.
PARABÉNS!
Em relação a esta postagem, tenho algumas sugestões:
* observa que a legenda das imagens confunde-se com o texto, exceto pela cor. Poderia incluir um espaço entre eles!
* procura explorar mais as fotos nas tuas reflexões, ou seja, integrar imagem e escrita. Inicialmente pensei em dizer que as fotos não tratavam do tema que aprofundas ao longo da postagem, mas logo vi que tinha relação, especialmente quando escreve "interagir em todos os momentos com os demais colegas".
Pense nestas observações na cosntrução das próximas postagens...
Qualquer dúvida me escreva