segunda-feira, 12 de julho de 2010

SALA DE AULA ESPAÇO PARA INTEGRAR TEORIA E PRÁTICA

Na sala de aula o importante é diversificar o trabalho, dar a possibilidade de explorar tudo e de todas as formas, seja individualmente ou em grupo. O professor tem que ter a consciência de que não há uma fórmula única e permanente, pois o que funciona com um grupo hoje pode não funcionar com outro amanhã, ou ainda que uma determinada técnica pode atingir seus objetivos hoje e amanhã não, o que novamente deve ser ponto de atenção para que seja imediatamente trocada, substituída. As aulas não podem cair na rotina, na “mesmice”, sob o risco de não oferecer desafios suficientes que impulsionem a criança á alfabetização. De acordo com a professora Silvia de Mattos Gasparian Colello, da Faculdade de Educação (USP) "O professor precisa avaliar, de acordo com cada atividade e com o perfil de seus alunos, se é melhor propor estudos individuais, atividades em dupla, trabalhos em grupo ou debates."
Utilizando um jogo de videogame, como uma metáfora para explicar a alfabetização diria que: na sala de aula temos alunos em diferentes estágios de desenvolvimento, sabendo disso o professor “ao dar a partida no jogo” precisa investir em cada aluno para que então o auxilie a mudar de fase. O desafio vai aumentando a cada fase que o aluno (jogador) avança. Em contraponto é importante ter o cuidado de preservar a integridade daquele que ainda não mudou de fase, mas que tem se esforçado, do seu jeito, para conseguir, para que este não desista do jogo e “entregue os pontos” dando-se por vencido. Vale incentivá-lo e fazê-lo notar que nada é tão difícil e nenhuma fase é insuperável, ela pode até demorar a vir, mas em algum momento virá.
A sala de aula deve ser um espaço para integrar teoria e prática, possibilitando dia a dia que o professor invista em novas experiências, que não se acomode e que não se assuste diante do novo, e perceba a importância de um trabalho atento e interessante para ambas as partes, numa atuação cooperativa e crítica.

REFERÊNCIAS


COLELLO, silvia de Mattos Gasparian. Práticas tradicionais em sala de aula desestimulam o aprendizado infantil. 2006. In http://www.usp.br/agen/repgs/2006/pags/097.htm acesso em 04/07/2010

Nenhum comentário: