quarta-feira, 12 de novembro de 2008

TRABALHANDO COM PROJETOS











Na escola temos o projeto dos Guardiões Ambientais, são alunos que escolheram fazerem parte deste projeto de Meio Ambiente. Pois os assuntos e atividades despertaram interesses e curiosidades dos mesmos.
Os assuntos e atividade sobre o Meio Ambiente são escolhidos conforme o interesse deles. Mas durante o ano letivo, também tem alguns temas que são determinados pela coordenadoria do Meio Ambiente do Município, não deixando de serem projetos de pesquisas, que despertam o interesse do grupo, também faço parte desse grupo com o mesmo interesse em pesquisar e orienta-los no desenvolvimento das pesquisas. No mês de outubro, por exemplo, para participarmos da III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, tivemos que pesquisar e estudar os subtemas: água, terra, ar e fogo da Conferência. E após apresentamos a comunidade os subtemas e escolhemos um deles, dentro do tema, também assumimos uma responsabilidade e uma ação, para desenvolver na comunidade escolar.
Conforme a professora Jaqueline da interdisciplina Projetos Pedagógicos em Ação do curso de Pedagogia à distância, nós devemos proporcionar projetos que surgem do interesse dos alunos. Eu sou professora com bastante experiência em sala de aula, concordo com ela, porém tenho desenvolvido muitos projetos com os alunos, inclusive quando alfabetizava, nem sempre foi só projeto do interesse deles, alguns eu tinha que direcionar, para que contemplasse os conteúdos a serem desenvolvidos conforme as exigências das séries. Mas ultimamente sou professora de projetos nas duas escolas e tenho procurado seguir as orientações, desenvolvidas tanto nos PAS, como nos projetos Temáticos da interdisciplina de Psicologia, onde as professoras deixaram livre a escolha dos assuntos a serem pesquisados por nós alunas professoras. Nos PAS foi mais livre a escolha dos assuntos conforme nosso interesse, já em Psicologia os assuntos não foram tão livre assim, pois tinha que ser dentro da temática da Psicologia da Vida Adulta. Deixando claro que nem sempre os projetos podem ser de livre escolha, alguns sim, outros nem tanto, precisando ser direcionados aos conteúdos que necessitam serem desenvolvidos durante o ano letivo.

Um comentário:

Suelen Assunção disse...

Valerinha querida!
Que bom que estás EXPERIMENTANDO a liberdade dos projetos de aprendizagem com teus alunos.
Mas concordo contigo que, por vezes, o direcionamento é necessário.
Na tua opinião como professora experiente, consegues destacar as problemáticas nos projetos de ensino e nos projetos de aprendizagem?
Beijãozão
Suelen - tutora da sede - Seminário Integrador V