sábado, 18 de outubro de 2008

APRENDIZAGEM ATRAVÉS DE PESQUISA

LEITURA E PESQUISA

Na escola lendo a Revista da Educação de número 4 do Município de Sapucaia do Sul, me deparei com uma matéria sobre o assunto que estamos estudando: “A influência da imagem; Culto ao corpo” O título era "Jovens insatisfeitos com próprio corpo", li a matéria e busquei mais informações a respeito da mesma no google e achei a reportagem por inteiro.

"homens e mulheres, tão logo aprendem a reconhecer a própria imagem no espelho, perseguem o ideal de beleza física do momento - hoje marcado pela cintura fina, as pernas esguias e o corpo quase esquálido das modelos Gisele Bündchen e Ana Hickmann ou o tronco musculoso à la Brad Pitt ou, entre os nacionais, Reynaldo Gianecchini." Marili Ribeiro e Ricardo Zorzetto

Nossos jovens querem ser parecidos com seus ídolos, com a imagem de beleza estipulada pela mídia corpos esguios (as meninas) e com músculos definidos (os meninos) sem levar em conta os seus biótipos físicos. A valorização da mídia para com a imagem superpõe à inteligência, o caráter, o carisma, o ser. Fazendo valer qualquer sacrifício para atingir a perfeição, mesmo que corra risco a saúde física e mental.

"Primeiro: de cada dez alunos, nove estavam longe de ser obesos - o peso de 65% deles era considerado saudável para a idade e a altura e 22% eram magros. Segundo, e mais grave: 13% dos entrevistados afirmaram provocar vômitos, tomar laxantes ou usar diuréticos após comer com o objetivo de não engordar. Embora não permitam o diagnóstico final, essas constatações indicam que essas pessoas correm sério risco de desenvolver um distúrbio alimentar grave: a bulimia nervosa, a ingestão incontrolável de comida em exagero, seguida da tentativa de se livrar do excesso de alimento." Marili Ribeiro e Ricardo Zorzetto

Este trabalho de pesquisa da interdisciplina de psicologia da vida adulta vem de encontro com o outro trabalho de pesquisa sobre a televisão que estamos realizando na interdisciplina de projetos em ação.
Eu observo como a televisão tem influenciado sobre o parâmetro de beleza, modificando o comportamento da sociedade, ao ditar referência de beleza, um verdadeiro culto ao corpo. Para a mídia o que ela ressalta é a valorização do ter e não do ser.
Este dois temas Medo de envelhecer (A influência da imagem; Culto ao corpo;) e sobre a Televisão (Sua influência), que escolhi para estudar e pesquisar, desperta minha curiosidade, pois além de estudante sou professora e este assunto está relacionado tanto com os alunos, como com as pessoas da minha família. Sinto-me na obrigação de estar bem informada.
Tenho adolescentes em casa, que demonstram excessiva preocupação com a aparência e uma sogra em idade avançada, que também se preocupa em manter-se jovem, não sendo mais aquela avó de antigamente, que por um lado é mais saudável. Meu marido também se preocupa muito com sua aparência não querendo demonstrar que está envelhecendo, ele se preocupa mais do que eu. Em relação aos meus filhos adolescentes estou sempre atenta ao comportamento deles e o que a mídia esta influenciando, buscando um diálogo franco com eles, para que eles não corram riscos e saibam filtrar o que a mídia passa.
Estes assuntos também são interessantes, pois como estudante de pedagogia da UFRGS, eu estou envolvida em duas pesquisas que vem demonstrar uma nova metodologia de ensino, a aprendizagem através de projetos com pesquisas do nosso interesse.


REFERÊNCIAS


Revista da Educação do Município de Sapucaia do Sul - nº. 4 - 2008. Coordenação: Secretaria Municipal de Educação e Cultura - Jornalista Responsável: Daniela Rocha Lima - Matéria: Jovens insatisfeitos com próprio corpo.

RIBEIRO, Marili e ZORZETTO, Ricardo – O avesso de Narciso - Mais comum entre jovens, a preocupação excessiva com o corpo pode levar à bulimia e à anorexia – Pesquisa FAPESP – Setembro 2004 – Edição 103. Site: http://www.revistapesquisa.fapesp.br/novo_site/extras/imprimir.php?id=2554&bid=1

Um comentário:

Suelen Assunção disse...

Valerinha querida!
A cada nova postagem percebo muitos aperfeiçoamentos.
Entre eles:
a) aperfeiçoamento na escrita;
b) aperfeiçoamento na estruturação do texto: citações e referências corretamente colocados;
c) aperfeiçoamento na demonstração de evidências (textos lidos, citações, referências) e na argumentação das reflexões e pontos de vistas;
d) articulação entre as diferentes interdisciplinas de forma a manter um diálogo entre elas.

No teu texto colocas: "Eu observo como a televisão tem influenciado sobre o parâmetro de beleza, modificando o comportamento da sociedade, ao ditar referência de beleza, um verdadeiro culto ao corpo."
No entanto, a televisão é um artefato cultural muito recente. Assim, como poderíamos pensar na disseminação de padrões de beleza antes do aparecimento da televisão?
Nas pinturas clássicas, por exemplo, os padrões de beleza também estavam expostos em quadros. Naquela época, era bonito ser gorda pois representava fortuna e fartura.
De que modo, então, podes comparar os meios televisivos de disseminação da cultura com os quadros da época clássica? Será que podes fazer esta comparação sendo que estes dois artefatos culturais são de períodos históricos distintos?

Beijão no teu coração
E parabéns por tuas palavras e reflexões.
Suelen - tutora da sede - Seminário Integrador V