segunda-feira, 7 de julho de 2008

VISITA COM OS ALUNOS NO MUSEU E NA CASA DO IMIGRANTE

MUSEU VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO











CASA DO IMIGRANTE










Dentro da proposta da professora Simone Valdete da interdisciplina de Estudos Sociais, onde ela pede para que organizemos uma saída a algum ponto turístico. Eu Valéria e a Gisele fizemos uma visita aos pontos turísticos de São Leopoldo. O que me proporcionou a escolha dos lugares que iria visitar com os alunos. A escola que trabalho, organizou uma saída ao Museu Visconde de São Leopoldo e a Casa do Imigrante localizada na Feitoria no Município de são Leopoldo. Na aula anterior, dialoguei com os alunos, investigando o que eles sabiam sobre museu, pedi que desenhassem o que eles imaginavam que iriam ver no museu. No dia do passeio, a empolgação dos alunos era geral, muita expectativa na espera pelo ônibus. A visita foi maravilhosa. No Museu Visconde de São Leopoldo, fomos recepcionados pelo professor Marcos responsável pelo museu, que orientou toda a visita. Ele fez várias explicações para os alunos, onde ele ressaltou que museu ensina história. Os alunos demonstraram interesse e curiosidade, fazendo perguntas e mais perguntas sobre o que viam. Algumas peças chamaram mais atenção do que outras. Eles ficaram encantados com a roca de fiar, que parecia com a da história da Bela Adormecida. A mesma curiosidade e interesse eles demonstraram na Casa do Imigrante. Eles observavam atentamente os objetos, fazendo muitas perguntas. Na aula posterior ao passeio, retomei o assunto sobre a visita, à conversa foi longa, todos queriam comentar o que viram e ouviram. Pedi que eles desenhassem novamente sobre o museu, agora eles tinham mais subsídios para desenharem. Também assistimos ao filme: “Uma Noite no Museu”. A partir desta saída vamos começar a trabalhar o projeto sobre a Imigração Alemã. Pretendemos levar os alunos também ao Museu da PUC em Porto Alegre, para que eles tenham noções de outros modelos de museu. Que não se aprende só história, mas também ciências e outras temáticas. Esta saída de campo veio contribuir com a atividade que propus sobre grupos sociais na interdisciplina de Estudos Sociais, tendo em vista que os alunos residentes na comunidade escolar, onde trabalho a maioria são descendestes de alemães. Não esquecendo de trabalhar as demais etnias que tenho dentro da sala de aula, promovendo a valorização e o respeito pelo diferente, assim evitando o preconceito racial e cultural, buscando a integração social.

Um comentário:

Portfólio de Aprendizagens disse...

Olá valéria!!
Teu portifólio de aprendizagens está maravilhoso, demonstra tuas aprendizagens e como está interada com as interdisciplinas.
Tua linguangem, e evidências são claras e envolventes.
Parabéns! Percebo que não poupa esforços para mostrar tuas produções e envolvimento com teus educandos!
Um grande abraço, Rose